2018/09/04

iPad Pro de 2018 ganha Face ID e perde ficha dos headphones


Depois de todos os rumores e da "confirmação" pelo icon no iOS, chegam novas imagens dos iPad Pro deste ano, que têm por base os planos de construção e devem revelar com bastante fidelidade o que será o modelo final.

Este ano a Apple vai aplicar aos iPad Pro a mesma fórmula de redução das margens que aplicou ao iPhone X (e novos iPhones deste ano), criando aquele que será um dos mais atractivos tablets de sempre.

O desaparecimento do habitual botão Touch ID permitiu à Apple reduzir substancialmente as margens que o iPad mantinha desde o seu modelo original, passando agora a contar com uma margem uniforme em todos os lados, suficiente para albergar o sistema de reconhecimento Face ID sem que seja necessário recorrer ao "notch" como acontece nos iPhones. No entanto, esta opção vem com um efeito secundário que obrigou a algumas alterações confirmadas por estas imagens.

Quando se segura o iPad na horizontal, a mão do utilizador irá tapar a câmara, complicando o processo de desbloqueio através do Face ID. Um detalhe que parece ter sido suficiente para que a Apple movesse o Smart Connector para a parte inferior do iPad, o que significa que nos modelos deste ano a utilização de um teclado que utilize essa ficha apenas será possível com o iPad na vertical (embora nada impeça a utilização de um teclado Bluetooth com o iPad na orientação que se quiser).


Outra alteração, já aguardada, é o desaparecimento da ficha de 3.5mm dos headphones. É algo que se sabia que seria inevitável a partir do momento em que a mesma foi removida dos iPhones, mas que continuará a revelar-se uma "chatice" para muitos utilizadores - especialmente tendo em conta que o iPad, mais que o iPhone, é bastante utilizado por músicos que apreciavam a comodidade de ter uma ficha standard. Agora, terão que se juntar ao grupo de pessoas que tem que recorrer a dongles e mais dongles para poderem ter acesso a uma saída de som e poderem carregar o seu iPad simultaneamente.

Os novos iPads serão ser apresentados oficialmente já na próxima semana (12 de Setembro), a par dos novos iPhones e Apple Watches.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)