2018/09/23

iPhone X tinha NFC defeituoso que Apple se recusa a admitir


Depois do abrandamento secreto dos iPhones, eis que a Apple volta a enfrentar uma situação de um problema de fabrico que tem tentado manter longe do olhar do público e que afecta o funcionamento do NFC nos iPhone X produzidos antes de Abril de 2018.

Cá em Portugal a utilização do NFC nos iPhones será praticamente nula, uma vez que não podemos usar o Apple Pay nem os sistemas de transportes, mas noutros países onde isso é possível depressa começaram a surgir relatos de problemas relativos ao iPhone X. Problemas que foram persistindo ao longo de meses, e que só deixaram de surgir com a chegada da revisão B do iPhone X a partir de Abril deste ano.

Ora... o que se faz quando se têm dezenas de milhões de iPhones X defeituosos no mercado? Nada... Espera-se que o facto desses problemas só serem notados por uma minoria que viva em países onde se utilize a validação de transportes via NFC (e dê realmente uso a essa funcionalidade) não alastre ao resto do mundo. Deixando que sejam os próprios utilizadores a ter que fazer o "trabalho de detective" para descobrirem o que se passa - tal como aconteceu com o abrandamento das baterias.

[histórico de problemas contabilizados por alguns utilizadores, que confirmam o NFC defeituoso nos iPhone X produzidos até Abril de 2018, deixando de surgir a partir dessa data]


Sem grandes surpresas, embora não reconheça o problema publicamente, a Apple já tem procedimentos internos criados para lidar com esta situação nestes iPhone X. É que a Apple até aceita trocar estes iPhones X por modelos da revisão B sem problemas de NFC... mas para isso o cliente terá que demonstrar que realmente o tentou utilizar com os sistemas de transporte na China ou Japão - para o resto do mundo continuará a fazer de conta que não há nada de errado.


Poderá dizer-se que a Apple teve uma grande sorte no facto deste problema não ser "visível" para a maioria dos utilizadores, tendo assim que lidar apenas com uma pequena minoria que não estiver disposta a desculpar as falhas regulares que aconteçam na utilização do NFC. No entanto, será mais um episódio que mostra que a suposta "transparência" que a empresa diz ter, é na realidade bastante opaca quando se tratam de assuntos que não lhes interesse divulgar.

1 comentário:

  1. Claro é que o NFC não serve só para pagamentos, serve para emparelhamentos etc .

    ResponderEliminar