2018/09/16

iPhones em risco de reiniciarem via bug de CSS


Perante a chegada iminente do novo iOS 12, eis que foi revelado um bug de CSS que pode fazer reiniciar iPhones que visitem uma página web ou recebam um email criado para esse propósito.

Este bug é causado através da utilização de um filtro de CSS que é aplicado a centenas de elementos colocados uns dentro dos outros, que faz com que o Safari/WebKit gaste todos os recursos do sistema, fazendo com que um iPhone reinicia (ou, se correr bem, termine a tarefa e simplesmente reinicie o Springboard - o interface do iOS).



Há quem leve o caso para a brincadeira, dizendo que desta forma se pode criar um atalho na Siri para reiniciar o iPhone (coisa que a Siri oficialmente não consegue fazer) mas, mais "chato" é que este bug afecta também a mais recente versão do iOS 12 GM, significando que afectaria também a versão que estaria prevista ser lançada amanhã pela Apple. Esperemos que a Apple tenha conseguido corrigir este problema durante o fim-de-semana, para que a versão pública oficial do iOS 12 venha já sem este bug.

Até lá... tenham cuidado com os links que os vossos "amigos" vos enviarem...

26 comentários:

  1. Apple sendo Apple, este IOS 12 não será certamente a solução mágica para resolver os erros grosseiros que se têm verificado no IOS nos últimos meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. imagina o android cheio de bugs e para demorem mais que a apple

      Eliminar
    2. e para resolver demorem mais que a apple*

      Eliminar
    3. Seguramente que os há, e sem dúvida que as tácticas a que a Google terá que recorrer para os tapar deviam dar "um filme".

      Imagino a quantidade de coisas que estará pendurada nos "Play Services" a remendar bugs de smartphones que nunca receberam uma actualização... De outro modo penso que já se teria assistido nos Android a um episódio estilo o do "Sasser" no Windows em 2004...

      Eliminar
  2. Criar uma página para fazer crashar a renderização do WebKit/Safari. Formidável!
    É daquelas coisas que apetece dizer que se fossem brincar com a pilinha tinha mais graça. O dos caracteres indianos, enfim, sempre era uma coisa simples

    Para quem quiser ver, usando o Chrome ou outro que não o Safari o que foi preciso fazer:
    https://cdn.rawgit.com/pwnsdx/ce64de2760996a6c432f06d612e33aea/raw/23f2faa0aadb4babbfd228c8bb32a26a8c51c741/safari-ripper.html

    Ainda bem que o abertoatedemadrugada está sempre atento para nos dar estas novidades ;-)
    O perigo que isto não representa ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A notícia seria a mesma caso fosse um bug nos Android... Agora reflecte se o teu comentário seria o mesmo... :)

      Eliminar
    2. Era exatamente o mesmo, caso queiras refletir :(

      Eliminar
    3. Eu reflicto tanto que sou praticamente um espelho.

      Eliminar
    4. Espero que espelhes que não é só o Safari / iOS / MacOS.
      Outros brawsers noutros SO crasham ou têm problemas quando acedem à página ;-)

      Enfim, mais um grande acontecimento na blogosfera ;-)

      Eliminar
    5. No artigo refere que é algo que à partida afectará todos os browsers baseados em WebKit.

      Mas no iOS tens a particularidade de, para além de crashar o browser te crasha o springboard (se tiveres sorte), ou o próprio sistema (se tiveres azar).

      Se é "grande acontecimento" ou não, isso fica aos olhos de quem lê a notícia - como de resto é comum a *todas* as notícias.

      Como disse, da minha parte o que mais me interessa é que a coisa já venha corrigida no iOS 12 que for lançado hoje - senão é também certo que será corrigido nos próximos dias num 12.0.1.

      Eliminar
    6. Mas qual WebKit ;-)
      Lê o último comentário:
      "No windows 10:
      O Internet Explorer crashou.
      O edge deu erro: "Existe um problema nesta página ao carregar”
      Até tive problemas com esse link no Ubuntu com o Firefox que não esperava..."

      Pesquisa que encontras mais gente a dizer o mesmo.

      Eliminar
    7. Implicava que o problema não seria apenas o Safari...

      Eliminar
  3. Epa realmente estas notícias são qualquer coisa digno de registro sem dúvida. Acho que já nem vou ligar mais o meu iPhone. Esta necessidade suprema de tentar encontrar falhas nos iPhones e referidos iOS é uma coisa impressionante. Agora dia 17 sai e em poucos dias os milhões de utilizadores de Apple vão fazer a transferência para os seus terminais e toda gente vai ficar bem e não vai morrer ninguém. E do nada lá vem mais uma percentagem incrivel de adesão ao ultimo iOS. Agora podia fazer aquilo que mais aqui se faz que é desconversar e ir buscar a percentagem do último andróide e sua implementação nos terminais em todo o mundo mas já nem o vou fazer porque até da pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi a parte do "aquilo que mais aqui se faz"... Se calhar tens uma visão um pouco deturpada por apenas cá vires comentar em artigos onde se apontam coisas negativas à Apple, ignorando por completo todos os demais artigos onde se falam das coisas boas da Apple, ou se criticam as coisas más dos Google/Android, ou tudo o resto.

      É um bug, é um facto, é digno de notícia, tal como seria se afectasse os Android ou qualquer outro dispositivo que pudessem afectar centenas de milhões de pessoas.

      Se releres a notícia com um pouco mais de calma e isenção, poderás reparar que nem está escrita da forma "negativa" que pareces ter assumido que está.

      Eliminar
    2. Carlos a noticia que tao bem relatas vem adjectivada com uma sugestiva foto munida de um garrafal OOOPS!!!!! Desculpa mas o tom "negativo" esta automaticamente implicito e ainda nem tinha comecado a ler.Olha eu nao sou defensor de apple nem nada que se pareca senao ja tinha intervido aqui muito mais vezes, faço-o de uma forma esporadica e quando falei em desconversar foi mais no sentido de que ja senti aqui algumas vezes o tom mordaz com que algumas noticias apple sao dadas. Podes nao concordar mas é a minha opiniao e como leitor as vezes sinto isso. De resto nao tenho problemas com discutir, acho ate saudavel sendo que uma discussao nada mais é que um debate de ideias e eu ate gosto e da pica discutir com quem tem outras diferentes da minha. Neste caso resolvi falar porque la esta,na minha opiniao foi dada de uma forma a dar enfase a determiado aspecto que na verdade pouco mais é que nada porque quando dizes que pode afectar milhares de terminais...... epa eu duvido que afecte 10. De resto na boa bora la discutir que é saudavel e todos temos a aprender algo

      Eliminar
    3. Quando se considera que é um bug que expõe milhões de utilizadores a um potencial reboot do smartphone apenas por clicarem num link que amigos lhes enviem, acho que é mais que justificado levar com um OOOPS.

      Acho que o problema, ao estilo do cartoon da Serena Williams, é que muitas pessoas ligam o complicómetro só por ser da marca X ou da cor Y. É um bug, é "chato" - é irrelevante ser da marca Z ou W.

      Algumas horas depois disto saiu um post a falar de um bug no teclado da Google... felizmente desta vez ainda ninguém lá me foi acusar de ser anti-Google, como também acontece de tempos a tempos...

      Como decerto compreenderão, a paciência para lidar com esse tipo de acusações "fundamentalistas" que são feitas ignorando 99.9% de tudo o que é feito por cá, é que se vai esgotando.

      Olha, fico é inteiramente solidário com um pobre coitado que num site dos "conhecidos" ousou abordar o tema de algumas das tretas que a Apple disse durante a apresentação dos iPhones XS (como ser a primeira câmara onde se pode ajustar o "desfocar o fundo" depois de tirar a foto; ou o "Smart HDR" que usa o mesmo conceito que a Google usa nos Pixel há vários anos)... e mesmo tendo razão no que disse, não faltam comentários onde só parecem faltar ameaças de morte.

      Eliminar
    4. De certo que da minha parte nao teras certamente ameacas de morte. isso nao faz qualquer sentido. Sou uma pessoa muito pacifica. Apesar de tudo gosto das coisas bem explicadas e no artigo da google que tambem li nao vi nenhum OOOPS da tua parte percebes a contradicao? Tens razao no post comparando com a Serena mas depois tentas replicar com o artigo do XS e da sua apresentcao. Nao vou aqui discutir tematicas de marketing que é o que sao a apresentacao dos iphones mas ainda sou do tempo em que so o Steve Jobs aparecia de jeans e t shirt num palco com tela preta e ainda ninguem sonhava com isso. Hoje em dia qualquer apresentacao de qualquer modelo de qualquer marca tem o mesmo "modus operandis" e se calhar tambem dizem muita barbaridade e ninguem liga sabes porque? Porque nao existe nada mais escurtinado que uma apresentacao de um produto apple.Tudo é passado a pente fino a procura de uma falha, todos os yotubers fazem os testes mais estapafurdios para provar isto ou aquilo. sinceramente nao vejo o mesmo nos outros. Depois falas no Pixel. Sim senhor grande maquina bla bla bla.....top? vende quantos? sabes? Porque nao vendem mais? se sao assim tao bons? para finalizar e te provar que leio tudo esse artigo que falaste a cerca dos erros da apple de acordo com todos mas olha nessa do HdR nao leste bem. dizes que eles reclamam a autoria. errado "We have a brand new feature WE call smart HDR.” We call.... nós chamamos, nao é nós inventamos assim como por exemplo o ecra amoled que la esta eles tem um nome proprio para o mesmo.

      Eliminar
    5. Contradição? Um é um erro que te pode crashar o smartphone a qualquer link que ouses clicar, outro é um erro absurdo que não te deixa escrever bem no modo glide (até fazeres um restart do teclado), se consideras o potencial de chatice idêntico...
      De resto, é discutir o sexo do anjos... Há quem veja a apresentação e bata palmas, há quem veja e reconheça a fórmula mais que gasta dos chavões repetidos. Há quem aprecie, há quem desgoste, e acima de tudo há que compreender que ser podem criticar as coisas sem que isso seja algo binário. Eu detesto e critico muitas vidas que a Apple faz, mas reconheço e defendo que há coisas que faz bem; e o mesmo para a Google, Samsung, Microsoft, Facebook, etc. Etc.

      Quando critico a ideia é que sejam coisas que poderiam ser mudadas para ficarem melhor, não percebo porque tantas pessoas levam isso como ataques pessoais. Custa assim tanto admitir que o iPhone e ios tinha a ganhar com certas coisas roubadas de um pixel e Android, e que o Android também ganharia com certas coisas do iOS? (E sem necessidade de, quando o fazem, o anunciarem como sendo uma "inovação xpto" quando não é verdadeiramente o caso).

      Mas isto cada vez mais se parece com o mundo do showbusiness, e algumas marcas até gostarão de fomentar rivalidades para se demarcarem e fidelizarem fãs...

      Eliminar
    6. (Desculpar os erros, não uso o teclado Gboard mas o swiftkey da MS parece estar a ser contagiado pelo mesmo bug no auto correct! :)

      Eliminar
  4. Offtopic:

    Depois da Samsung afirmar:
    “The battery in the Galaxy Note 9 is safer than ever. Users do not have to worry about the batteries anymore,” said CEO Koh Dong-jin, according to reports."

    Temos uma noticia bem mais interessante:

    "Woman says Galaxy Note 9 burst into flames inside her purse"

    Fonte: https://nypost.com/2018/09/15/woman-says-galaxy-note-9-burst-into-flames-inside-her-purse/


    Em relação ao link que reinicia iphones, abri o link pelo twitter no iOS e a app Twitter fechou (crashou).
    Testei o link no Safari, e fez respring e voltou a pedir o código do telefone.
    No windows 10:
    O Internet Explorer crashou.
    O edge deu erro: "Existe um problema nesta página ao carregar”
    Até tive problemas com esse link no Ubuntu com o Firefox que não esperava....

    ResponderEliminar
  5. Carlos Martins,
    Contra Apple fan boys nao te safas,tudo o que é critica acerca da Apple nao cai bem , alias tudo o que é dito que nao venere a Apple ja é motivo de discussao ....A verdade pura e crua é que os Iphones nada tem evoluido no sentido de invovacao , sao equipamentos que sao ultrapassados facilmente por outro de 1/3 de custo...sim tem um processador potente ,talvez o melhor do mercado mas para que??Criticam a samsung mas usam componentes da mesma...em 2018 tem o 1 smartphone dual-sim e fazem uma festa granda lol...queres dar 1600 euros por um iphonas de topo? esquece la isso ...fica aqui uma reference a unica boa evolucao foi o iwatch que trouxe o ECG e os sensores de movimento de prevencao de situacoes de perigo/ morte iminent isso sim bato palmas para a Apple

    ResponderEliminar
  6. Bom dia ,

    De facto concordo com o @ Scarteck Unboxings, a maioria dos utilizadores Apple não admitem uma crítica, e por vezes ficam tão obcecados que nem direito pensam .

    Eu sou utilizador de Android e farto-me de criticar a Google , aqui mesmo neste blog , é só verem os meus comentários, de facto todos deveríamos criticar quando nos sentimos quase traídos pelas nossas escolhas, a última que a Google fez que não me caiu nada bem foi mandar para as urtigas a APP Inbox que eu uso desde o primeiro dia, ou de ainda não terem o seu assistente em Português de Portugal , ou ainda por não comercializarem ou as colunas do seu assistente , ou mesmo venderem de uma forma global os seus produtos como os Pixel, etc , etc , e poderia estar aqui a escrever sobre as incongruências da Google no que respeita ao desenvolvimento de APPS duplicadas, como é muitas vezes aqui no Blog noticiado.

    O que eu não percebo , nem nunca irei perceber é qual a razão de tanta indignação quando se aponta algum problema há Apple, será que as pessoas pensam que têm mesmo um sistema acima de qualquer critica ou reparo, pensem nisso, os fundamentalismos só trazem uma coisa pobreza de espírito .

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. So porque achei engracado https://www.youtube.com/watch?v=Ydje1ivynIM

    ResponderEliminar