2018/09/16

Ray tracing das Nvidia RTX demonstrado no jogo Atomic Heart


Depois de muita espera, a Nvidia revelou a sua nova geração de placas gráficas RTX e a aposta no ray tracing em tempo real como forma de se diferenciar da concorrência vai dando origem a jogos que irão tirar partido desta tecnologia "com fartura".

O jogo Atomic Heart será um desses casos, em certas partes quase parecendo que contém cenas que foram concebidas especificamente para demonstrar a tecnologia ray tracing. Se o ray tracing é capaz de melhorar o realismo de praticamente qualquer cena, graças à iluminação e sombras mais realistas; onde esta tecnologia realmente se faz notar é em cenas onde existam espelhos e demais superfícies reflectivas... e no vídeo que se segue até vemos o caso extremo de espreitarmos para dentro de um espelho em frente a outro espelho.

É bom ver que o jogo (nem as placas gráficas) crasham a lidar com reflexos "infinitos"... mas também foi notório que isso pareceu fazer "engasgar" um pouco a placa - e imagino que estivessem a utilizar a RTX 2080 Ti que por cá irá custar mais de 1000 euros.

... Se calhar será melhor aguardar pela próxima geração, para que a tecnologia já esteja afinada e a preço mais acessível. (Sendo que, agora que finalmente temos placas para jogar a 4K, está mais que visto que em breve nos começarão a tentar convencer que o que é mesmo bom é jogar em 8K! :)

1 comentário: