2018/08/21

Nvidia apresenta GeForce RTX 2080 Ti, 2080 e 2070


A muita aguardada nova geração de placas gráficas da Nvidia está aí, fazendo uma fortíssima aposta nos gráficos ray-traced em tempo real como forma de se distinguirem da concorrência.

Tal como já tinha vindo a ser referido há alguns meses, a Nvidia chegou a um ponto em que achou ser necessário dar um "salto" na qualidade dos gráficos 3D, passando a processar de forma mais realista todos os efeitos que até ao momento eram falsificados usando variadas técnicas. Para isso decidiu recorrer ao ray-tracing, que calcula o trajecto dos raios de luz e é capaz de recriar imagens hiper-realistas em termos de reflexos, transparência, sombras e iluminação. Um processamento ultra-intensivo que não se pensaria estar apto para ser usado em tempo real, mas que a Nvidia diz ter conseguido fazer com os seus novos GPUs Turing.


Para abrir as hostilidades, temos as novas placas gráficas RTX 2070, RTX 2080 e a RTX 2080 Ti. As duas primeiras têm 8GB e podem processar 6 Giga Rays/s e 8 Giga Rays/s respectivamente; com a 2080 Ti a vir equipada com 11GB e podendo processar 10 Giga Rays/s.


A Nvidia focou-se essencialmente no ray-tracing como forma de aumentar drasticamente o realismo nos jogos, e não irão faltar jogos a tirar partido dos tais aspectos que oferecem dificuldades em simular, como os reflexos e sombras; mas no processo esqueceu-se de referir que tipo de melhorias podemos esperar em processamento "normal" que não utilize ray-tracing.


Outros pontos de interesse, estas placas vão suportar vídeo 8K HDR a 60Hz graças ao DisplayPort 1.4a com DSC, estrear o novo VirtualLink para VR através de um único cabo USB-C, e também de referir que este é o segundo maior chip alguma vez criado, com uma área de 754mm2 e 18.6 mil milhões de transístores (o que ajudará a explicar a surpresa menos agradável que se segue).

Quanto aos preços, como se imaginava temos um agravamento face aos preços habituais destas gamas, com preços base de $499, $699 e $999 - com as placas Founders Edition da Nvidia a sofrerem agravamentos de $100 (e $200 na Ti) face a esses preços.














1 comentário:

  1. Lá vou ter de trocar as minhas duas GTX1080ti por duas RTX2080ti

    ResponderEliminar