2018/09/07

Nokia prepara smartphone com 5 câmaras?


Se achavam que os smartphones com câmara tripla - como o Huawei P20 Pro - já eram um exagero, prepararem-se pois a HMD/Nokia está a trabalhar num smartphone com 5 câmaras traseiras.

O desejo de ter sempre mais e melhor qualidade nas fotos e vídeos captadas pelos smartphones tem obrigado a seguir um caminho curioso. Primeiro deu-se a transição para a utilização de duas câmaras; depois a Huawei demonstrou que três câmaras seriam ainda melhores; e não demorou para que surgissem piadas a dizer que o passo seguinte seria ter quatro, ou mais câmaras. Pois bem, a HMD/Nokia não achou que isso fosse a brincar, e está mesmo a trabalhar num smartphone com cinco câmaras em cooperação com a Zeiss.


Embora a disposição circular remeta para uma patente da Zeiss relativa a um sistema de zoom com várias objectivas; essa patente referia-se a um sistema de objectivas rotativas, que rodaria de modo a colocar a objectiva pretendida à frente do sensor. Neste Nokia que surge nas imagens, o sistema parece ter abandonado a componente mecânica rotativa, aplicando mesmo um sensor a cada uma das objectivas - o que terá como vantagem adicional a capacidade de recorrer a métodos de super-resolução para combinar as imagens dos múltiplos sensores e obter uma imagem final de maior qualidade.

Será desta que a marca Nokia regressa aos tempos em que surpreendia com modelos como o Nokia 808 PureView, que em 2012 já contava com um sensor de 41MP? Veremos...

2 comentários:

  1. Irrita-me imenso o flash não estar no centro.

    ResponderEliminar
  2. Está imagens causa me Tripofobia jamais compraria .

    ResponderEliminar