2018/09/07

Chrome 69 esconde "www." e "m." dos endereços


O mais recente Chrome 69 tem como principal alteração o novo design arredondado, mas uma das novidades que não tinha sido anunciada irá angustiar muitos web developers e utilizadores, pois a Google voltou a achar que seria boa ideia esconder parte do URL que se está a visitar.

Alguns utilizadores mais atentos já poderão ter ficado um pouco baralhados ao visitar sites mobile, ou sites que diferenciem entre ter "www" no início. Isto porque o Chrome passou a esconder a partes do URL que a Google considera serem triviais e desnecessários.


Quer isto dizer que se visitarem o endereço www.google.com, o Chrome irá apenas apresentá-lo como sendo google.com. Algo que à partida nem parecer ser muito problemático, embora já pudesse causar algumas confusões em certos sites. Por exemplo, o site do banco BPI tem obrigatoriamente que ser acedido com www (www.bpinet.pt - já que o bpinet.pt só por si não funciona) mas no Chrome será apresentado como não tendo www. O problema é que esta "simplificação" do URL não está a ser feita apenas para o www, sendo que também acontece para o caso dos sites m.site.com, frequentemente utilizados para referenciar a versão mobile.

Aqui a coisa começa a tornar-se mais complicada, pois um utilizador poderá chegar a um site que lhe apresenta a formatação mobile, e que olhando para a barra de endereços, mostra o endereço que supostamente estaria correcto para a versão "desktop" do site. Este é um caso que será mais perceptível e com o qual já me tinha deparado, deixando-me bastante baralhado...


Mas, para mostrar ainda mais o absurdo desta opção da Google, o processo de remoção dos "www" e do "m" não se aplica apenas a um único prefixo, mas sim a todos os www e m que possam surgir num URL, onde quer que estejam! Significa isto que, um endereço (absurdo para propósito de exemplo) como: www.m.m.www.m.wow.www.google.com será simplesmente apresentado como google.com na barra de endereços do Chrome.

Nem será preciso dizer o quanto isto poderá facilitar a vida em casos de phishing, e o facto do endereço surgir completo caso o utilizador clique nele não serve de desculpa para que a Google adopte este tipo de prática - ainda por cima sem ter alertado os utilizadores. Mas mais preocupante será ver que isto é uma repetição de erros já cometidos no passado, pois a tentativa de esconder partes do URL já tinha sido tentada - e cancelada - em versões anteriores do Chrome.



P.S. Quem se quiser ver livre desta simplificação do URL poderá fazê-lo desactivando isso em: chrome://flags/#omnibox-ui-hide-steady-state-url-scheme-and-subdomains


Actualização: a Google já desactivou esta opção numa actualização do Chrome. Falta saber se no futuro voltará a achar que é boa ideia voltar a esconder partes do URL.

3 comentários:

  1. O que será que eles ganham em esconder partes do URL? Está tudo doido ou quê? O facto de já terem escondido antes (para o www), não desculpa a insistência na asneira. Quererão fazer ao Chrome o que a Micro$oft fez ao IE, levando o pessoal a fugir dele?

    ResponderEliminar
  2. Já tinha reparado nisso mais ainda não me tinha incomodado, porque ainda não tinha pensado/assistido aos casos problemáticos aqui apresentados.
    Obrigado pelo "abre olhos" e pela indicação da flag a alterar! :)

    ResponderEliminar
  3. Basta clicar duas vezes em cima do endereço para que apareça o www. ou m.

    ResponderEliminar