2018/09/21

Nove em cada 10 portugueses utilizam o telemóvel enquanto conduzem


A aplicação móvel Hit the Road, que permite avaliar a condução automóvel dos utilizadores, concluiu que nos primeiros sete meses de utilização, 9 em cada 10 portugueses já utilizaram o telemóvel enquanto conduziam.

Desde Fevereiro foram registadas mais de 243 mil viagens, que correspondem a mais de 3 milhões de quilómetros percorridos e 89 mil horas de condução. Através da análise destes dados foi possível confirmar que o uso do telemóvel tem influência directa no tipo de condução e aumenta o risco de acidente. O uso do telemóvel é constante em cerca de metade das viagens registadas pela app.

Entre os utilizadores que mexem no telemóvel mais de dez vezes numa viagem (e pelo menos uma vez por minuto), 39% fez travagens bruscas e 57% efectuaram curvas bruscas nas viagens. Os utilizadores de Faro foram os que registaram a melhor média de pontuação (86.4 em 100 pontos), enquanto os utilizadores do distrito da Guarda tiveram a pior prestação média (81.3). Já a velocidade média mais elevada foi registada no distrito de Leiria (57 km/h).

A aplicação Hit the Road está disponível gratuitamente para os sistemas operativos iOS e Android. A aplicação dispensa a utilização de dados durante as viagens, sendo que o utilizador apenas necessita de ter os serviços de localização ligados; os dados da viagem efectuada serão descarregados quando se ligar a uma rede Wi-Fi.

3 comentários:

  1. Penso que a afirmação correta seria, 9 em cada 10 utilizadores da aplicação Hit the Road, e mesmo entre esses, uma coisa é "9 em cada 10 portugueses *já utilizaram* o telemóvel enquanto conduziam" e outra é o título que escolheram, "Nove em cada 10 portugueses *utilizam* o telemóvel enquanto conduzem". É pena ver esta tendência de dramatização de título de notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais pena dá a confirmação do título de cada vez que se olha para os condutores na estrada. Há dias em que o mais difícil é encontrar um condutor que não vá com o telemóvel encostado à orelha...

      Eliminar
    2. Completamente de acordo com o Carlos... É falar ao telemóvel e também escrever mensagens! Lamentável observar diariamente este comportamento irresponsável ao volante, com o perigo em que isso se traduz para os restantes utentes da estrada...

      Eliminar