2018/09/13

Plex Cloud encerra a 30 de Novembro


O Plex é um dos serviços multimédia mais populares para quem gerir a sua colecção de filmes e séries, mas a sua tentativa de migração para a cloud chega agora ao fim.

O serviço deixa aos utilizadores verem todos os conteúdos que tenham armazenados num PC ou num NAS, mesmo quando estão fora de casa; mas a obrigatoriedade de ter esses dispositivos ligados e acessíveis é algo que alguns utilizadores preferiam dispensar. Foi isso que deu origem ao Plex Cloud, através do qual se podiam enviar os conteúdos para a cloud (inicialmente para a cloud da Amazon, mas posteriormente sendo possível usar também o Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox) e assim garantir a sua disponibilidade a tempo inteiro, independentemente das máquinas que se tivesse em casa.

Infelizmente, para além dos muitos problemas técnicos que a Plex parecia incapaz de resolver na totalidade (o serviço tinha a capacidade para fazer o "transcode" dos conteúdos para se acomodar ao dispositivo onde estivesse a ser visto), parece que esta opção não era economicamente sustentável para poder ser mantida. Motivo pela qual a Plex anunciou que o serviço Plex Cloud será encerrado no final de Novembro.

Para todos os clientes que tinham aderido ao serviço por causa desta funcionalidade, está no momento de procurarem soluções alternativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)