2018/09/18

SpaceX revela 1º passageiro a ir à Lua no BFR


A SpaceX já revelou quem será o primeiro passageiro a dar a volta à Lua no seu mega-foguete BFR. Trata-se do bilionário japonês Yusaku Maezawa, que poderá fazer a viagem já em 2023 e levar até 8 artistas consigo (e até talvez Elon Musk).

Yusaku Maezawa tem 42 anos e diz que a ida à Lua é um desejo que tem desde criança; e que por conta do seu sucesso na internet (foi o criador da Zozo, a mais popular loja online no Japão) agora terá oportunidade de realizar esse sonho com a ajuda da SpaceX. Não foi revelado quanto é que este "passeio" de uma semana terá custado, mas ficou a saber-se que Yusaku não terá que se preocupar com partilhar a viagem com um qualquer outro bilionário, pois terá a nave toda para si (para além da tripulação) e que irá convidar entre 6 e 8 artistas para o acompanharem nesta viagem histórica.

Ao contrário do que aconteceu com os anteriores "turistas espaciais", será a primeira vez que teremos pessoas comuns a abandonar a órbita terrestre, fazendo parte do grupo muito restrito de pessoas que viu a Lua bem de perto com os seus próprios olhos.

Elon Musk revelou também algumas alterações feitas ao BFR e BFS, que será ainda maior do que anteriormente indicado, passando de 106 metros para 118 metros de altura, e que agora conta com três "asas" traseiras que também servem como suporte para aterrar na vertical. Os planos são para que este voo à Lua possa ser feito em 2023, mas para isso será preciso que tudo corra sem qualquer incidente: com os primeiros testes com voos curtos a serem realizados já no próximo ano, seguidos de testes de alta-velocidade em 2020, seguidos de voos completos até à órbita terrestre no ano seguinte. Só depois de terem sido feitos vários voos de teste não tripulados é que se começará a pensar na viagem de Yusaku Maezawa e seus convidados.

Como não podia deixar de ser, o bilionário japonês também desafiou Elon Musk a acompanhá-lo nesta viagem, a que Elon Musk não respondeu de forma definitiva, deixando no ar que "talvez" vá. Foi também confirmado que tinha sido Yusaku Maezawa o cliente que tinha pago pela viagem à Lua que a SpaceX planeava fazer usando um Falcon Heavy e cápsula Dragon, e que entretanto foi substituída por esta usando o BFR+BFS. Para quem se quiser manter a par, poderá acompanhar o site criado para o efeito: dearmoon.earth.

1 comentário: