2018/09/30

Tecnologia da NASA no dia-a-dia


Muitas vezes se critica a exploração espacial, dizendo-se que não faz sentido gastar milhares de milhões de euros para "ir à Lua", quando haveria tanto por fazer aqui na Terra. Mas a verdade é que muitas das coisas que damos por garantidas cá na Terra apenas existem porque foram inventadas para solucionar problemas "espaciais" - e a NASA faz questão de nos relembrar disso.

Do cremes para a pele aos óculos utilizados pelos esquiadores, dos purificadores de ar e água aos sensores CMOS usados nas câmaras digitais e smartphones, foram muitos os avanços tecnológicos que se devem à NASA e que nos permitem fazer as coisas que fazemos no nosso dia a dia. É algo que podemos explorar no site Home and City criado pela NASA.

Mas as inovações não se limitam a coisas que temos em casa, afectando também o dia a dia da própria sociedade: coisas como o sistema de alerta anti-colisão dos aviões; lubrificantes de alto desempenho para motores; ou até as escadas rolantes que abrandam quando não têm pessoas, fazem também parte do rol de tecnologias que foram criadas pela NASA ou derivam das suas invenções.

Da próxima vez que alguém vos falar do "desperdício" de dinheiro da exploração espacial... relembrem-lhes que é graças a isso que hoje podem ter o smartphone que têm, e com o qual poderão visitar o site acima referido para ficarem esclarecidos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)