2018/09/30

Daydream VR ganha modo "realidade aumentada"


A Google está a preparar novidades interessantes para o seu sistema de realidade virtual Daydream, incluindo controlador wireless e um modo "transparente" que transforma óculos VR em óculos de realidade aumentada.

É ponto assente que, assim que qualquer pessoa experimentar óculos VR, a coisa que imediatamente sente falta (se não estiverem disponíveis) é das "mãos"! Ter que utilizar um teclado, rato ou gamepad para interagir com elementos VR é muito pouco natural, e daí o interesse de ter controladores wireless que permitiam simular as mãos em VR.

É isso que a Google já está a testar para utilizar no Daydream, assim como um interessante modo "transparente" que tira partido das câmaras nos óculos VR para criar um efeito de realidade aumentada, permitindo ver o mundo real como se os óculos com ecrãs fossem transparentes.


Para que este modo seja utilizável é necessário garantir que as imagens apresentadas têm o mínmo de atraso possível, e isso é algo que a Google acredita ter conseguido, mostrando como é possível jogar ténis de mesa - um jogo que exige coordenação e tempo de resposta rápido - com os óculos VR neste modo.


Esta poderá ser uma das técnicas utilizadas - nesta fase - para contornar as dificuldades técnicas de projectar imagens "VR" em óculos transparentes... e que resultam em produtos caros como o HoloLens ou os óculos da Magic Leap.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)