2018/09/10

Tor Browser chega ao Android


Os fãs do Tor podem agora navegar em segurança a partir dos seus Android usando a app oficial Tor Browser.

O Tor Browser ainda está em fase experimental alpha, pelo que os utilizadores poderão enfrentar inúmeros bugs, mas poderá revelar-se desde já um aliado precioso para todos os que desejem adicionar uma dose extra de segurança e anonimato à sua actividade na web.

Tal como os browsers mais populares fazem questão de salientar, os modos privado / incógnito que disponibilizam não garantem que os utilizadores estejam realmente a salvo de serem identificados, pois continuam a existir registos de que o seu IP acedeu aos sites em questão. No caso do Tor Browser é utilizada a rede Tor, em que o tráfego encriptado atravessa uma rede de computadores anónimos, onde os nós intermédios não fazem ideia de onde vieram ou para onde se destinam os dados, criando um labirinto praticamente impossível de seguir. Deste modo, nem o operador do utilizador sabe que sites ele estará a visitar, nem o site de destino saberá o IP real do visitante.

Por agora, quem quiser experimentar o Tor Browser nos seus Android também terá que instalar o proxy Orbot, algo que a equipa espera tornar dispensável quando o Tor Browser chegar à sua versão de lançamento.

Para quem estiver no iOS, embora não haja planos de lançar um Tor Browser oficial, os utilizadores poderão recorrer ao Onion Browser, que também permite navegar pela web usando a rede Tor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)