2018/09/26

uBlock Origin já pode bloquear JavaScript


O popular uBlock Origin, que ajuda os utilizadores a libertarem-se de todo o tipo de publicidade e conteúdos abusivos na web, ganha agora a opção para bloquear também a execução de JavaScript a nível global para cada página.

Muitos dos sites web mais complexos dependem do JavaScript para funcionar, mas é também inegável que o JavaScript é abusado para todo o tipo de fins indesejados, que vão do simples tracking dos utilizadores a coisas como aproveitar o computador dos visitantes para gerar criptomoedas. Ainda assim, e seguindo uma preocupante tendência, a maioria dos browsers removeu a opção de desactivar o JavaScript dos locais de fácil acesso onde outrora existiam, escondendo-as em recantos mais obscuros que só utilizadores mais obstinados conseguirão encontrar. Mas agora, o uBlock Origin vem facilitar novamente o acesso à opção de bloquear o Javascript.

O uBlock Origin v1.17.0 vem com uma opção que permite bloquear o JavaScript para cada página web onde o utilizador ache que não será necessário dar esse privilégio - e uma coisa é certa... vão ver páginas que anteriormente podiam ser lentas e que "engasgavam" o browser, passarem a ser ultra rápidas e fluidas. :)

A nova opção está facilmente acessível na parte inferior do painel do uBlock Origin, podendo ser activado ou desactivado para a página em que se estiver; sendo que quem quiser ser mais radical, pode também optar por desactivar o JavaScript para todas as páginas nas definições. Embora muitos sites continuem a funcionar sem problemas - ou com funcionalidades reduzidas - sem Javascript, preparem-se para encontrar outros que poderão nem sequer funcionar de todo. Mas, o importante é que esta opção fique do lado dos visitantes, e não de quem faz o site ou quem faz o browser.

... Estranhamente, nos meus Chromes a actualização do uBlock Origin não foi feita automaticamente, pelo que ainda permanecia a versão anterior - só removendo e reinstalando é que passou para a última versão.


P.S. Se usarem o uBlock, não se esqueçam de adicionar o abertoatedemadrugada.com e restantes sites da família à lista de excepções. ;)

3 comentários:

  1. Bom programa, já me detectou e bloqueou vários sites a tentar minerar.

    ResponderEliminar
  2. No meu também não actualizou... tive de remover e voltar a adicionar a extensão...

    ResponderEliminar
  3. já deixei de usar adblocks. agora só uso a extensão pop-up blocker for chrome para bloquear aquelas janelas de pub irritantes.

    ResponderEliminar