2018/09/26

Notícias do dia

Ainda os 10 anos de Android e 3 smartphones que marcaram uma década; detecção de quedas do Apple Watch 4 é útil mas vem desactivada de origem; o uBlock Origin já pode bloquear JavaScript; Leica, Panasonic e Sigma vão partilhar objectivas nas suas câmaras; temos em promoção um mini-Gameboy a €19; o Google Feed passa a "Discover" e fica disponível na página do Google (mobile); e ainda as referências continuadas ao AirPower da Apple que aparecem até nos folhetos incluídos com os novos iPhones XS.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já arrancou novo passatempo "gadget da semana", que desta vez tem para oferecer uma mochila com porta USB; podem ganhar exemplares do livro Segurança no Software da FCA - e não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado; se estiverem por perto, apareçam. :)

LG V40 vem com 5 câmaras... no total



Depois do P20 Pro da Huawei ter estreado uma câmara tripla, imediatamente se pensou que seria uma questão de tempo até que alguém lançasse um smartphone com ainda mais câmaras. O V40 ThinQ da LG vai chegar com 5 câmaras, mas ainda não será o modelo que destronará o P20 Pro, pois continua a manter 3 câmaras na traseira, a que se juntam 2 câmaras frontais. Temos também um ecrã completo, com margens reduzidas, e um notch no topo que parece ter perfil reduzido (e que fica disfarçado pelo fundo a negro).

Vai ser interessante ver que tal este conjunto de câmara tripla se compara com o topo de gama da Huawei (que ocupa o topo da tabela DxOMark), e também com o próximo Pixel 3, já que a Google parece continuar a preferir a utilização de uma única câmara e há muita curiosidade para saber o que será possível "espremer" daí.


Uber Eats chega a Vila Nova de Gaia



Comer sem sair de casa torna-se ainda mais fácil em Gaia, com a expansão do serviço Uber Eats para a margem sul do rio Douro.

A partir de hoje, o Uber Eats - aplicação de entrega de comida ao domicílio da Uber - está disponível em nas freguesias de Canidelo, Santa Marinha e S. Pedro da Afurada, Oliveira do Douro, Mafamude e Vilar do Paraíso. A nova selecção de restaurantes de Vila Nova de Gaia inclui opções como: Forneria São Pedro do Chef Luís Américo, Casa Mia, A Loja dos Pastéis de Chaves e Blueberry, assim como a parceria com a McDonald. Todos eles à distância de alguns poucos toques no ecrã do smartphone.


Google Messages com pesquisa melhorada



Não se sabendo se o Google Messages será finalmente o serviço de mensagens em que a Google irá apostar a longo prazo (depois do Google Chat, Hangouts, etc.) a empresa lá vai melhorando esta app que tira partido do RCS, o novo standard para os "SMS" do futuro.

A Messages passa a contar com uma pesquisa bastante mais útil, que dá acesso imediato a pessoas com quem se trocou mensagens, , ou pesquisar por fotos, vídeos, ou até locais, para que rapidamente se encontre "aquela coisa" que sabemos que falamos recentemente, mas que não sabemos bem onde ou com quem.

... Talvez seja desta... se entretanto não lançar uma nova app de mensagens! ;P


Jornais britânicos querem taxa sobre gigantes tecnológicos



Deverão empresas como o Facebook e a Google sustentar o jornalismo tradicional? A associação de jornais britânicos diz que sim, exigindo a aplicação de taxas sobre as empresas tecnológicas para sustentarem o jornalismo.

... Já agora, eu até iria mais longe, e recomendaria a aplicação de uma taxa global que não se destinasse a financiar apenas o jornalismo, mas a garantir um rendimento mínimo para todos os cidadãos. Assim o Estado já não se tinha que preocupar com o pagamento de pensões e subsídios de desemprego, e quem quisesse poderia ficar o dia todo a passear nas redes sociais. Que tal?


Google recua no sign-in automático no Chrome



As críticas ao sign-in automático no Chrome não têm parado, e parecem ter atingido volume suficiente para preocupar a Google - ao ponto de já ter vindo dizer que em resposta ao feedback obtido, irá disponibilizar uma opção para desactivar o sign-in automático no Chrome 70.

Não sei se será mais preocupante a Google não ter disponibilizado esta opção logo de origem... ou se o facto de ter ficado surpreendida pela reacção dos utilizadores. Será que a Google começa a estar assim tão afastada da realidade, que já nem tem real noção dos abusos que vai cometendo? Isso sim, será verdadeiramente assustador.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)