2018/09/06

uTorrent Web disponível em versão final


Depois de anos em "beta", o uTorrent Web fica finalmente disponível em versão final, mas resta saber se o público ainda está interessado nos torrents.

A má gestão e abusos cometidos ao longo dos anos fizeram com que o uTorrent, originalmente um dos clientes de torrents de referência, perdesse grande parte dos utilizadores; mas ainda assim, continua a ser bastante popular. Popularidade que a empresa BitTorrent (que foi recentemente comprada pela Tron) espera expandir com o lançamento da versão final do uTorrent Web.

O uTorrent Web quer simplificar a utilização dos torrents, permitindo que tudo possa ser feito a partir do browser e que os mesmos possam ser vistos em directo, estilo streaming, sem necessidade de esperar pelo download completo dos conteúdos.


A ideia até seria interessante se se tratasse realmente de uma "web app" que corresse directamente no browser; mas infelizmente continua a ser necessário instalar um programa, ao estilo tradicional. E sendo esse o caso, então nenhum diferença (neste aspecto) há face a instalar o uTorrent clássico, que também permite ver os conteúdos antes de serem descarregados completamente. Será a diferença de tudo se passar dentro de uma janela do browser suficiente para atrair novos utilizadores? Não me parece... ainda menos numa altura em que muitos dos tradicionais utilizadores de torrents se converteram a plataformas de streaming onde é ainda mais fácil terem acesso aos conteúdos que desejam, sem se preocuparem com "torrents".

Se ninguém retira o mérito do protocolo BitTorrent em termos de eficiência de transferência P2P... quanto ao uTorrent Web, parece-me que chega tarde demais, e sem ser aquilo que se desejaria que ele fosse.


5 comentários:

  1. O PirateBay anda em baixo :(

    Qual o melhor site de Torrents do momento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://torrentfreak.com/top-10-most-popular-torrent-sites-of-2018-180107/

      Eliminar
  2. Há muito interesse em torrents, no uTorrent é que cada vez menos devido às brincadeiras que aconteceram há uns tempos.
    Por aqui uso o qBitTorrent.

    ResponderEliminar