2018/10/22

Adaptador de carregamento wireless USB-C da Hama


O carregamento sem fios está novamente a ganhar adeptos, e é relativamente simples adicionar esta capacidade mesmo a smartphones que não o suportem de origem, através de adaptadores como este de que vamos falar de seguida.


Para se poder utilizar o carregamento sem fios há que ter um smartphone ou tablet compatível com esta tecnologia, algo que nem sempre acontece com os equipamentos que já dispomos. A Hama, conhecida marca no mundo dos acessórios, comercializa um sistema de carregamento wireless universal, que pode ser utilizado para adicionar essa capacidade a smartphones com porta USB-C ou micro-USB.


Há contudo uma limitação, pois a placa para carregamento só deve ser colada em smartphones com traseira em vidro ou policarbonato. No caso de terem um smartphone com traseira em metal, deverão utilizar uma capa, para ai colocarem este sistema de carregamento sem fios.



Em termos de instalação, não poderia ser mais simples. Basta colar a placa e ligar a ficha na respectiva entrada do smartphone. Para um maior conforto em utilização, recomenda-se a utilização de uma capa, que tornará o receptor da energia wireless "invisível".

Nota: Uma das vantagens do adaptador com ficha USB-C, é que nos liberta da preocupação de escolher o adaptador micro-USB certo, pois será diferente consoante a orientação da ficha micro-USB no smartphone.


Para carregarem o smartphone basta pousá-lo sobre uma base de carregamento sem fios. Para testar este sistema, instalei-o num Mate 10 Pro da Huawei e utilizei um powerbank com carregador wireless integrado.


Em termos de desempenho, este produto permite efectuar o carregamento com uma relação de 5V/0.8A, facto que podemos comprovar na imagem através do medidor utilizado para o efeito.


O carregamento será feito a um ritmo ligeiramente mais lento do que quando se utiliza um carregador de 1A, e muito mais lento do que o que é obtido pelos sistemas de carregamento rápido. Por outro lado, temos a vantagem de que isso não será um problema para quem tem como objectivo "pousar" o smartphone para ser recarregado durante a noite, sem se preocupar em meter e tirar a ficha diariamente. Falando da ficha, há que ter em conta que o ficha ficará permanentemente ocupada, o que se revelará um transtorno para quem quiser utilizar a ficha de forma regular para ligar o smartphone a outros equipamentos.


Este sistema de carregamento wireless da Hama acaba por ser uma boa opção para quem pretender utilizar um carregador sem fios num smartphone que não suporte esta tecnologia. Tem um preço sugerido de 14.99 euros para a versão micro-USB e 16.99 euros para a versão USB Tipo-C. Além destas placas universais, a Hama dispõe de uma ampla gama de dispositivos para carregamento sem fios com a tecnologia Qi.

5 comentários:

  1. Não percebi...
    "Há contudo uma limitação, pois a placa para carregamento só deve ser colada em smartphones com traseira em vidro ou policarbonato. No caso de terem um smartphone com traseira em metal, deverão utilizar uma capa, para ai colocarem este sistema de carregamento sem fios."

    Carlos, queres dizer que, SE tiverem um smartphone com traseira em vidro, podem (se abrirem o dito) meter a placa no interior do mesmo..., é isso? Pelo menos a lógica assim o diz...
    (Usei uma coisa destas há uns bons 2/3 anos num One+1 e, precisamente, a capa, pela grossura era o ponto fraco, pois impedia o carregamento. Pode ser que as coisas tenham evoluído...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Traseira em vidro (como na imagem do Mate 10 Pro), pode colar-se ao vidro e utilizar a capa por cima.

      Eliminar
    2. E não se pode colar a traseiras de metal? Hummm...

      Eliminar
    3. Poder pode, mas a marca não aconselha por causa do aquecimento gerado durante o processo de carregamento.

      Eliminar
    4. Thanks Luis. Tem (alguma lógica).

      Eliminar