2018/10/22

Notícias do dia

Roubo de Tesla Model S quase era evitado pelo cabo de carregamento; Samsung prepara o fim do notch com câmara integrada sob o ecrã; instalação de apps Android offline chegam à Play Store; Amazon acusada de influenciar reviews com ofertas gratuitas; apps removidas indevidamente da Play Store deixam developers em desespero; OnePlus antecipa OnePlus 6T para não enfrentar a Apple; face unlock 3D do Mate 20 Pro falha com rostos parecidos; e a DJI pede remoção de vídeo enganador de choque de drone contra asa de avião.

Antes de passarmos às notícias de hoje, está a decorrer um passatempo que te pode valer um teclado gaming para 1-mão; e para celebrar o nosso 11º aniversário temos para oferecer um smartwatch Emporio Armani com Wear OS. Outro ponto de destaque, o nosso habitual meeting mensal é já este sábado.

Microsoft reduz impacto do Spectre e Meltdown no desempenho dos SSDs no Windows 10



Boas notícias para todos os que tinham visto os patches do Spectre e Meltdown prejudicarem severamente o desempenho dos seus computadores com Windows 10. A actualização esperada para o primeiro semestre de 2019 deverá repor o desempenho para os níveis anteriores a estas correcções.

Embora em termos de desempenho global do CPU para utilizadores domésticos estes patches apenas tivessem um impacto de 3-5% (tirando alguns casos mais complicados), o maior problema era sentido em máquinas equipadas com SSDs (incluindo o próprio Surface 4 Pro da MS), onde esse impacto podia chegar a ser de 30%. Agora, fica a indicação de que isso será resolvido com as optimizações feitas e o kernel "retpoline".




Polícia de Nova Iorque vai recolher 3000 câmaras corporais por risco de explosão



Nos EUA é cada vez mais comum que os polícias utilizem câmaras nos seus uniformes para registarem todo o tipo de ocorrências, mas em Nova Iorque quase 3000 câmaras irão ser recolhidas por risco de explosão.

Um agente terá sido surpreendido pelo facto da sua câmara  - uma Vievu LE-5 - ter começado a fumegar, caindo no chão e incendiando-se. O problema afectará cerca de 3000 câmaras das mais de 15 mil que estão a ser utilizadas, e não deverá interferir com o objectivo de que todos os agentes policiais tenham uma câmara, que se prevê ser atingido nos próximos anos.


Samsung lança óculos VR Odyssey+ com ecrãs melhorados

Um dos maiores problemas nos óculos VR/AR é o facto de se tornarem perceptíveis os espaços entre os pixeis, quando se olha para os seus ecrãs através das lentes, coisa que a Samsung minimiza na versão melhorada Odyssey+ dos seus óculos de realidade aumentada.

Os Odyssey+ continuam a utilizar ecrãs de 3.5" com 1440x1600 pixeis e 110º, tal como o modelo anterior, mas que agora contam com tecnologia Anti-SDE (Anti-Screen Door Effect). Este sistema reduz as "margens" entre os pixeis, fazendo com que a anterior densidade de 616ppi passe a ser equiparada a um ecrã de 1233ppi. Os óculos também contam com ajuste de distância revisto, e têm menos propensão para embaciar em sessões mais prolongadas.


Windows 10 precisa de controlo de qualidade melhorado nas actualizações



O recente caso da actualização do Windows 10 que eliminou ficheiros de utilizadores é apenas mais um numa longa lista de acontecimentos que levanta sérias preocupações quanto à falta do controlo de qualidade que se esperaria ter num produto que afecta a milhares de milhões de utilizadores.

A ideia da MS de tornar o Windows 10 no "último Windows", disponibilizando melhorias contínuas de agora em diante, com grandes actualizações duas vezes por ano, é interessante - mas para que isso funcione será necessário manter uma confiança total de que, a cada nova actualização, se irá ter um Windows 10 realmente melhor... e não um que se arrisque a eliminar alguns documentos importantes.

E a solução nem sequer estará dependente de coisas como o "Insider Program", para que sejam os utilizadores mais aventureiros a detectar problemas, já que no caso em questão, o bug tinha sido detectado atempadamente... mas permaneceu ignorado ao longo de meses. Uma situação que torna o processo de fazer um upgrade uma verdadeira aventura, não deixando de ser igualmente caricato que no Windows 10 a MS tenha inicialmente começado por nem sequer dar aos utilizadores a opção de não fazerem os upgrades.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)