2018/10/21

Piano Genie da Google deixa qualquer pessoa ser um "virtuoso" do piano


Fazer grandes "pianadas" improvisadas é algo que pode demorar anos a dominar, mas que a Google acelerou de forma imediata com a ajuda do machine learning, bastando a qualquer pessoa carregar nalguns botões.

Vivemos numa época em que todos querem ter tudo de forma imediata, se possível ultrapassando o tempo que habitualmente seria necessário para se poder fazer o que se quer. No caso dos pianos, a ideia de que se consegue tocar grandes músicas é frequentemente destroçada pela realidade do som produzido ao carregar nas teclas (por quem não souber o que está a fazer). Mas mais uma vez, a tecnologia vem dar uma ajuda...

O Piano Genie da Google faz com que a criação de peças improvisadas se reduza a clicar numa série de botões, que uma inteligência artificial transpõe para notas musicais que soam sempre bem.

Se por um lado isto é assustador, na perspectiva de que pode desvalorizar todo o esforço e empenho de quem perdeu meses ou anos a aprender piano; por outro lado não deixa de ser interessante, na vertente de que permite combinar aquilo que seria uma criação "artificial", com a interpretação de origem humana, mesmo que simplificada pelo meio do toque nos botões.


Há uma versão web deste Piano Genie que todos podem experimentar via teclado do computador, para averiguarem que tipo de música poderão criar com isto.




1 comentário:

  1. Mas no caso de sair uma coisa digna de se repetir a mesma pessoa não vai conseguir tocar a mesma peça novamente? pode-se sempre gravar mas para quem toca não é a mesma coisa...

    ResponderEliminar