2018/10/19

Samsung prepara o fim do notch com câmara integrada sob o ecrã


Se por agora os smartphones se vêem obrigados a usar um notch com as câmaras frontais, ou a colocá-las num módulo deslizável, em breve a Samsung tornará realidade as nossas sugestões, de colocar a câmara frontal sob o ecrã.

Não era preciso ser um génio para que, assim que começou a ser possível ter smartphones "full-screen" com sensores de impressão integrados no/sob o ecrã, seria apenas uma questão de tempo até que o mesmo conceito fosse aplicado às câmaras frontais. Agora, a Samsung finalmente confirma que está a trabalhar nesse sentido.

No AMOLED Forum, a Samsung abordou a evolução dos ecrãs AMOLED, passando a contar com o sensor de impressões digitais integrado, a capacidade de fazerem force feedback (não está especificado se através de meras vibrações, ou daqueles sistemas mais avançados que permitem simular diferentes texturas), emitirem som (algo que já está a ser utilizado nalguns televisores e smartphones) e... a parte que se estava à espera: poderem contar com uma câmara sob o ecrã.

Ficará por esclarecer se este sistema assentará na utilização de uma zona parcialmente transparente (a Samsung já produz ecrãs OLED transparentes, pelo que não será esse o problema) que obrigariam a "desligar" temporariamente aquela pequena secção do ecrã onde está a câmara, ou se a Samsung conseguirá que a câmara capte a imagem - com qualidade razoável - mesmo que os pixels estejam iluminados. Podendo ainda dar-se o caso de serem possíveis ambas as situações (uma para modo de alta-qualidade, com ecrã desligado; outra com menor qualidade, suficiente para coisas como detectar se o utilizador está a olhar para o ecrã, com o ecrã sempre ligado).

Seja como for... podem ficar descansados, que os notches não irão andar por cá durante muito mais tempo! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)