2018/10/09

Análise à docking station Icy Box da Raidsonic

Compatibilizar as ligações USB Type-C com os periféricos actuais nem sempre é fácil, mas o processo é auxiliado pela existência de docking stations USB-C que rapidamente expandeum uma única porta USB-C numa multiplicidade de fichas tradicionais.


Hoje em dia, começa a ser cada vez mais habitual ter um portátil equipado apenas com portas USB-C, bastante mais versáteis que as mais antigas USB tipo A (aquelas que nos obrigam a virar as fichas, porque estão sempre ao contrário) mas que também causam complicações quando se querem ligar periféricos com fichas USB tipo A e outras fichas "tradicionais", como Ethernet ou até HDMI.

Para colmatar estas limitações, o recurso a uma docking station com um conjunto extra de portas torna-se uma das opções obrigatórias.

A Icy Box da Raidsonic



A Raidsonic é uma empresa especializada na comercialização de periféricos, que chegam ao mercado pelas suas sub-marcas, com a Icy Box a ser uma das mais conhecidas do público. A docking station Icy Box USB tipo-C (IB-DK4034-CPD) é uma das muitas soluções que a marca disponibiliza para quem procura este tipo de produto.



Tem como principais atributos, 6 portas para ligação de periféricos, num design compacto, que visa a portabilidade.



Em termos de ligações, esta docking station apresenta as seguintes portas:
  • Porta HDMI High Speed Type-A (até 3840x2160@30 Hz)
  • Duas portas USB 3.0 Type-A (compatíveis com USB 2.0)
  • Porta Ethernet RJ45
  • Leitor de cartões SD
  • Porta USB Tipo-C com função Power Delivery (PD) (máximo 20V@3A)


A ligação ao computador é efectuada através de um único o cabo USB Tipo-C que está acoplado à docking station. Este cabo é de reduzida dimensão, pelo que a dock ficará obrigatoriamente bastante próxima do portátil. Isto poderá dificultar a ligação de alguns periféricos mas, por outro lado, o facto também facilita a gestão dos cabos devido a essa mesma proximidade.

Setup de teste


A dock foi ligada à porta USB tipo C de um portátil Xiaomi Mi Air de 12,5". A porta de rede da dock ficou ligada a um router TP LINK Archer AC3150, onde também está ligado o NAS de serviço. O monitor AOC AGON AG271UG foi conectado à porta HDMI da dock, ficando a funcionar a 4K 3840x2160, se bem que limitado a 30Hz, em vez dos habituais 60Hz, por limitação da dock. A uma das duas portas USB 3.0 tipo A foi ligada uma caixa externa com um SSD.

Esta dock não necessita de fonte de energia para funcionar, com excepção do caso de a quererem utilizar para recarregar o portátil através da porta USB-C com PD. Na imagem em cima, pode-se verificar a relação de carregamento que estava a ser utilizada à altura do teste (19,6V/2,15A).


Para testar a velocidade de transferência da porta de rede da dock, efectuou-se a cópia de um ficheiro do SSD para o NAS. A velocidade máxima teórica de uma ligação gigabit é de 125MB/s. No caso desta dock, registou-se uma velocidade média de transferência próxima dos 100MB/s. De referir, que o teste foi efectuado com o monitor ligado à dock.


Apreciação final



Com os portáteis a apresentarem cada vez menos portas, as docking stations acabam por ser uma opção incontornável, para quem trabalha em mobilidade e necessita de utilizar vários periféricos.

A porta HDMI apenas permite uma resolução 4K a 30Hz, o que poderá ser uma limitação para quem não prescinda de uma frequência mais elevada. O carregamento do portátil tem uma relação máxima de 20V@3A, o que em alguns casos poderá implicar um processo de carga mais lento.

Esta docking station é uma excelente opção para quem tenha necessidade de ligar vários periféricos a um portátil com portas USB-C. O ser preço, na casa dos 80€, poderá ser um contrariedade, face às propostas low cost chinesas, mas esta terá sempre de ser uma decisão a cargo do consumidor.

Pelas razões acima expostas, esta docking station Icy Box é merecedora de um distinto QUENTE.



Icy Box USB Type C Docking Station
Quente

Prós
  • Portabilidade
  • Número de ligações disponível

Contras
  • Preço
  • Comprimento do cabo para ligar ao PC



Icy Box da Raidsonic - USB-C Docking Station

Quente (4/5)

9 comentários:

  1. boa tarde,

    Artigo muito bom, mas faltou um pormenor importante, pelo menos para quem usa este tipo de adaptador.

    Após usar algum tempo (digamos um par de horas) o adaptador aquece muito ou nem por isso ?

    Ainda recentemente me vi obrigado a trocar um devido ao aquecimento exagerado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa observação. De facto, depois de algumas horas ligada, quando fui desligar a docking station verifiquei que estava um pouco quente, mas nada de anormal, até porque estava a carregar o portátil.
      A temperatura era semelhante à que o carregador costuma apresentar quando em carga.

      Eliminar
  2. Boa tarde, o que recomendam do mesmo estilo mas que também contenha porta vga?
    Obrigado e cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso da Icy Box, têm várias opções: https://www.raidsonic.de/products/adapter_multidocking/multi_docking/index_en.php

      Estou a testar uma outra dock, com mais opções, mas não tem porta VGA, pelo que não posso ajudar muito mais nesta altura.

      Eliminar
  3. Suponho que o teste tenha sido feito em Windows, certo?
    Alguma hipótese de testar a compatibilidade com linux ou mac?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é possível, mas não para já. Ia para experimentar na box com ElementaryOS, mas não tem USB-C. Vou ter de instalar para testar, depois deixo feedback.

      Eliminar
    2. Testei com o Loki, a porta HDMI não funcionou.

      Estou a testar outra docking station e achei estranho o HDMI não estar a dar... no Windows. Depois de esgotar várias possibilidades, utilizei outro cabo HDMI e já deu imagem, tanto no Windows, como no Linux (ElementatyOS).

      Resumindo, suporte total em linux.

      Eliminar
  4. Tenho 3 adaptadores USB-C, comprados por esta ordem:
    1) Apple: com saidas USB-C + USB-A + HDMI
    2) VAVA (aqueles q ficam colados ao portatil presos na porta USB-C): com saídas USB-C, HDMI, 2xUSB-A
    3) Hootoo: USB-C, 3xUSB-A, Eth, HDMI

    Para minha surpresa, hoje o que uso regularmente é o da Apple, porque é o que me garante maior compatibilidades com todos dispositivos. Incluso uso-o regularmente com o Galaxy S8.

    @Luis em relação ao cabo, não vejo porque um cabo curto possa ser um desvantagem. No meu ver, longo é que seria uma desvantagem com mais cabo sobre a mesa! :) Mas sou suspeito, comprei o VAVA precisamente por não ter cabo, e ficar justaposto ao portátil! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como escrevi (ou pelo menos tentei passar essa ideia), vai depender de cada um.

      Se reparares na imagem, só com uma caixa de 2,5", já está tudo muito sem espaço, com mais acessórios pode complicar a gestão. Gostos :)

      Eliminar