2018/10/09

Notícias do dia

Google anuncia o fim do Google+ após falha de segurança que podia revelar informação dos utilizadores; a Apple lançou o iOS 12.0.1 que corrige bug do carregamento do iPhone XS; o muito aguardado OnePlus 6T chega a 30 de Outubro; testamops o hub USB-C Icy Box da Raidsonic; e a MEO alicia clientes com desconto de 100€, com fidelização escondida na página traseira.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos passatempo para o novo gadget da semana, que desta vez é uma "lâmpada mágica" LED RGB capaz de levar luz e cor a qualquer sítio.

iPad Pro 2018 vem com Face ID em modo lateral e saída 4K



A Apple não revelou os novos iPads no evento dedicado ao iPhone XS, mas deverá fazê-lo num novo evento ainda este mês. As últimas informações apontam para que os novos iPad Pro sigam a mesma linha, abandonando o Touch ID e adoptando o Face ID - e com isso reduzindo as margens (mas não ao ponteo de necessitarem de notch) - mas com uma ligeira diferença: o Face ID nos iPads irá funcionar também com o iPad "de lado" (nos iPhones, o Face ID só funciona com o iPhone na posição vertical).

Falta saber se isto será apenas uma alteração de software ou se se trata de um módulo Face ID novo, com campo de visão 3D mais abrangente. De resto, teremos também um novo Appel Pencil, novo sistema de encaixe magnético para acessórios, e a indicação de que, graças à sua porta USB-C, poderá ter uma saída de vídeo em resoluções 4K com HDR.


Google dificulta acesso às chamadas e mensagens nos Android



Como parte do Project Strobe, a Google vai ser mais exigente nas permissões das apps que queiram permanecer na Play Store. Uma app que queira aceder ao histórico de chamadas ou mensagens num Android terá primeiro que ser escolhida pelo utilizador para ser a app que fará a gestão pré-definida das chamadas, voz, ou assistente. Isto visa combater apps que possam querer fazer uso indevido desta informação, mas será discutível se isso resultará efectivamente em segurança acrescida (um utilizador que instala uma app "duvidosa" poderá também ser levado a colocá-la como app "default" para estas tarefas).

Ainda assim, esta exigência extra poderá ser suficiente para que alguns utilizadores não aceitem ir mais longe; e a Google continua a deixar a porta aberta para as excepções (como apps de backup, ou de identificação de números) que precisem ter acesso a esta informação sem que tenham que assumir a função de app pré-definida para gestão das chamadas ou assistente.


SoundCloud expande programa de pagamentos a todos os artistas



Depois de ter disponibilizado uma modalidade para rentabilizar as músicas aos grandes artistas, a SoundCloud abre as portas a todos os demais artistas que queiram ganhar dinheiro com as suas músicas originais.

Os artistas com mais de 18 anos que paguem pelo serviço de alojamento na SoundCloud, tenham mais de 5000 streams ouvidos por mês, e só publiquem música original (sem terem nenhuma penalização por violação de copyright), podem agora aderir ao programa SoundCloud Premier. Este programa irá pagar-lhes pela audição das suas músicas, embora não se saiba exactamente quando - a SoundCloud diz apenas que será um valor "idêntico ou superior" à das outras plataformas de streaming.


Investigador indicado como "fonte" fica surpreendico com história dos chips espião da China



A história de que a China terá colocado chips espião em motherboards da Supermicro continua a dar que falar. Depois dos desmentidos oficiais da Apple, Amazon e Supermicro, é agora a vez de um dos especialistas de segurança indicados como fonte pela Bloomberg revelar que a história publicada "não faz sentido".

Joe Fitzpatrick é efectivamente um especialista na área da segurança do hardware, mas embora tenha falado (há mais de um ano) com um jornalista a respeito da possibilidade de se ter hardware alterado com chips para espionagem, diz que não fez qualquer confirmação a esse respeito - e refere o mesmo tipo de dúvida que já expressamos, de que haveria métodos mais económicos e eficazes de "infiltrar" uma rede.

Começa a ficar cada vez mais complicado para a Bloomerg confirmar todas as acusações que fez... mas seguramente o assunto não irá ficar por aqui, tal a gravidade das acusações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)