2018/10/26

Android ganha Google Voice Actions sem Google Assistant


Depois de todo o esforço feito para tornar o Google Assistant mais inteligente, a Google cria uma alternativa mais modesta em resposta às exigências europeias, para comandos de voz mais simples e que não recorre ao Google Search nem outros serviços.

A Google está a readaptar-se às exigências europeias de que não pode obrigar parceiros e utilizadores a utilizarem serviços como o Google Search ou o Chrome. No entanto, será natural assumir que muitos utilizadores, mesmo não querendo utilizar esses produtos da Google, continuem interessados em poder interagir com os seus smartphones usando a voz.

É precisamente para isso que a Google criou o novo Google Voice Actions, que pode ser definido como o "assistente" de sistema nos Android, e que dá acesso a um conjunto de funcionalidades - mais reduzida que o Google Assistant - permite, mas que continuará a ser bastante útil.



Com este Google Voice Action os utilizadores continuam a poder dar comandos para ligar e desligar coisas como o Bluetooth ou WiFi, assim como criar eventos ou lembretes, mantendo um processo interactivo idêntico ao do Google Assistant. A diferença é que neste caso a app se limita a fazer exactamente essas acções, sem qualquer integração com o Google Search ou demais serviços da Google.

No fundo... o mesmo tipo de controlos por voz que muitos já conhecerão dos tempos dos Pocket PCs do início do século - e que durante muito tempo pareciam ter ficado esquecidos pelas novas plataformas que têm dominado o sector na última década.


Curiosamente,  desta vez serão os utilizadores norte-americanos a ficar "chateados", uma vez que este Google Voice Actions só irá estar disponível na Play Store na Europa, se bem que  isso poderá ser facilmente resolvido com a instalação directa do APK, tal como nós somos obrigados a fazer quando queremos ter as apps que a Google só disponibiliza nos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)