2018/10/03

Android Nougat e Marshmallow continuam a dominar a plataforma Android


A Google já revelou os dados relativos à distribuição das diferentes versões Android activas no mercado, e o mais recente Android P continua sem sequer aparecer.

No final de Setembro, a distribuição do Android era a seguinte:



Mesmo verificando-se um crescimento dos modelos com Android Oreo, trata-se de um panorama verdadeiramente desolador, com menos de 30% dos equipamentos a correr a versão 8 do Android. Isto numa altura em que já está disponível o Android 9 Pie. O Android Nougat, com 29.3%, em conjunto com os 21.6% do Android Marshmallow, representam 50.9% dos equipamentos Android contabilizados pela Google (os que têm acesso à Play Store) sendo também extremamente provável que a maioria deles não vá receber qualquer actualização para uma versão mais recente.

Continuamos a aguardar para ver o impacto do Project Treble, mas numa altura em que a actualização  para o Android P está limitada a um número extremamente reduzido de equipamentos, não há como não ficar com dúvidas sobre a capacidade dos fabricantes tirarem partido dele para acelerarem as actualizações.

Dezembro será um bom mês para efectuar uma nova análise a esta situação, esperando-se naturalmente que o Android 9 Pie possa finalmente atingir pelo menos 0.1% do mercado, para aparecer nesta lista de distribuição do Android.

1 comentário:

  1. Esperemos que pelo menos os Android One comecem a receber o Pie brevemente e entrem nas próximas estatísticas

    ResponderEliminar