2018/10/05

Apple bloqueia reparações não oficiais nos MacBook Pro e iMac Pro


Depois de já ter causado algumas dores de cabeça nas reparações de iPhones, a Apple aperta o controlo a reparações não oficiais nos MacBook Pro e iMac Pro.

Segundo documentos internos da Apple, reparações feitas por serviços não autorizados poderão resultar num computador que se recuse a arrancar o sistema até que o mesmo seja "autenticado" através de um programa específico que a Apple fornece apenas aos parceiros autorizados.

O sistema ficará bloqueado no caso de se trocar a motherboard, ecrã, teclado, trackpad ou módulo Touch ID num MacBook Pro; ou se se trocar a motherboard ou memória flash num iMac Pro - assumindo-se que a medida esteja a ser aplicada para efeitos de garantir a segurança do sistema. Seja como for, embora se saiba que há muito que as máquinas da Apple se têm tornado cada vez menos amigas dos upgrades domésticos, esta poderá ser a gota de água para aqueles que ainda contavam com essa possibilidade.

Esperemos que do lado dos "PCs", ninguém se lembre de fazer algo idêntico, e que se mantenha a possibilidade trocar de ecrãs, CPUs, memórias, SSDs, GPUs, e tudo o mais... sem que se tenha que pedir permissão seja a quem for.

8 comentários:

  1. Há espaço para reparadores oficiais e não oficiais.
    Num iPhone 6, fora da garantia, avariou-se a antena de GPS.
    Num reparador oficial era preciso mudar o miolo do iPhone, eram 300 e tal euros e era preciso esperar perto de dois meses.
    Num reparador não oficial (iLoja) custou 35€, demorou uma hora e está impecável.
    P.S. As antenas internas, Wi-Fi, telefone e GPS formam uma pequena peça única, ou seja, substituem-se todas. Se a do GPS avariar é provável que a de Wi-Fi também tenha problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. Quanto ao post em si, já se viu antes:

      "O objectivo parece ser claro: limitar as reparações apenas aos centros autorizados; e para isso contribuirá a distribuição de uma máquina chamada "Horizon" que a Apple está a enviar para esses parceiros. Esta máquina permite reautenticar todos os componentes usados no iPhone, para que funcionem devidamente, e será utilizada sempre que for substituída alguma peça, para que o iPhone se mantenha completamente funcional."
      https://abertoatedemadrugada.com/2018/04/ios-11-desactiva-sensor-de-luminosidade.html

      Não foi nada disso. A comunidade dos reparadores não autorizados vive sobre brasas :)

      Eliminar
    2. Já há um update:

      "Update: iFixit testing has found that Apple’s software locks are not yet operative. “This service document certainly paints a grim picture, but ever the optimists, we headed down to our friendly local Apple Store and bought a brand new 2018 13” MacBook Pro Touch Bar unit. Then we disassembled it and traded displays with our teardown unit from this summer. To our surprise, the displays and MacBooks functioned normally in every combination we tried. We also updated to Mojave and swapped logic boards with the same results.

      That’s a promising sign, and it means the sky isn’t quite falling—yet.”

      "iFixit concludes that Apple has a “kill switch” in the new MacBook Pros. The service bulletin Apple sent to AASPs is genuine, but is not yet operational."

      Keep calm. Apple is not so evil ;-)

      Eliminar
    3. No primeiro comentário enganei-me - o reparador a que me referi foi a iServices.

      Eliminar
  2. Por outras palavras, pagas um balurdio por um equipamento que nunca vai ser teu... Se eu compro alguma coisa, e para fazer o que bem me apetece com o equipamento!

    ResponderEliminar
  3. Até na indústria automóvel está questão de reparadores autorizados ou não já foi esclarecida. Não entendo pq não criam legislação.

    ResponderEliminar
  4. Porque é a Apple e existe algo parecido a uma religião das que têm uma ênfase muito grande no apocalíptico, o que se passa com esta empresa tem tudo menos alguma parecença com normal, isto é claramente culpa dos utilizadores que já o disse aqui sempre que existe uma crítica há Apple somos pedintes, temos inveja, e somos haters, enquanto perdurar este facilitismo e a todo o custo tentar encontrar explicações lógicas, a Apple não muda e com muita pena minha.

    ResponderEliminar
  5. hahahaha mesmo.
    tenho um amigo que gosta da apple, nao e doido nao compra tudo novo a cada ano mas sempre que precisas ou muda de imac ou de iphone etc. ele tem um amigo que uma vez me disse "nao gostas da apple é porque nao tens dinheiro para ter."
    mais engracaddo tive um macbook white e um iphone 5s antes de ele ter alguma coisa da apple.
    nao comprei nenhum deles foram me dados, mas usei e nao gostei.

    ResponderEliminar

[pub]