2018/10/28

BMW i4 vai adoptar design mais consensual


É desconhecido porque motivo tantos fabricantes automóveis acham que um automóvel eléctrico tem que ter um design "futurista / alternativo", mas no caso da BMW, depois do i3, a lição parece ter sido aprendida, com o futuro i4 a manter a aparência de um carro normal... bem atractivo.

Ninguém diz que o BMW i3 não é um carro eléctrico interessante (não fosse o seu preço), mas o seu aspecto incomum não é algo que jogue a ser favor. Conheço várias pessoas que, procurando um carro 100% eléctrico, o eliminaram logo da lista "a considerar" unicamente devido ao seu aspecto. A BMW dizia que o público alvo para um carro eléctrico era diferente do público alvo habitual, mas a questão é que quem procura um carro eléctrico não o quer fazer para ter um carro diferente a nível visual, mas sim um carro que abdica de ter um motor de combustão poluente e passe a andar sem emissões - tudo o resto que aprecia num automóvel poderia manter-se sem alterações.

Segundo as últimas indicações, é precisamente isso que a BMW irá fazer no seu próximo i4, adoptando um design mais em linha com a tradição da marca, podendo equiparar-se a uma evolução estética da gama Série 4. Quando muito, poderá apenas criticar-se o facto dos faróis dianteiros parecerem perder um pouco da imagem de marca, mais parecendo uns faróis de um Lexus... mas, seguramente muitos detalhes ainda irão ser ajustados até que este i4 seja finalizado.

Resta-nos agora esperar que a simplicidade mecânica dos carros eléctricos comece a fazer reflectir-se nos preços... pois até ao momento, o que se tem passado é que os carros eléctricos chegam até nós com preços muito superiores aos das versões com motores de combustão... e não devia ser o caso.

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo Carlos. Aliás, se há coisa que gostaria de ver era a lei ser alterada para nos permitir trocar na nossa própria viatura, o motor de combustão interna para motor elétrico.
    Adoro o carro que tenho e não gosto do aspeto das "modernas" viaturas elétricas.

    ResponderEliminar
  2. Alguns dos carros eléctricos que por aí andam são horríveis visualmente. Mas isto também se deve aos lobbies energéticos a quem lhes interessa que o eléctrico seja relegado para segundo plano e como os "olhos comem muito".
    Felizmente as pessoas estão a tomar uma consciencialização energética e ambiental que está a provocar uma mudança no paradigma. Evoluir é humano!

    ResponderEliminar