2018/10/28

Google desliga notificações do Android Nearby devido a spam excessivo


Quem ainda der uso às notificações via Android Nearby deverá procurar alternativas, pois a Google vai desactivá-las já no final deste ano, devido ao seu uso para spam.

Ora aqui está uma daquelas coisas que desde o início se poderia prever que iria correr mal. O Google Nearby era um serviço que permitia que os utilizadores com Android recebessem automaticamente notificações assim que se aproximassem de locais específicos.

A ideia era a de que os utilizadores pudessem receber notificações sobre coisas como transportes públicos ao se aproximarem de uma estação ou paragem; ou promoções ao passar por uma loja; através dos beacons Bluetooth - e isto mesmo não tendo qualquer app específica instalada, referente ao serviço ou loja. Ora, como se poderá imaginar, o que isto veio concretizar foi um pesadelo de spam para os utilizadores, que neste momento, nalguns locais, não podem andar umas centenas de metros sem que não vejam surgir publicidade a restaurantes, venda de casas, serviços de transportes, e tudo o mais que se possa imaginar.

A própria Google reconhece que a situação se tornou insustentável e que irá encerrar as notificações do Android Nearby a 6 de Dezembro de 2018. Continuará a ser possível fazer coisas idênticas, mas para isso os utilizadores terão que ter as apps dos respectivos serviços instaladas; havendo também novas APIs que poderão ser utilizadas para potenciar comunicações entre dispositivos próximos. Mas, para quem investiu nos beacons como forma de fazer chegar publicidade a todos os Android nas imediações... a festa acaba antes do final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)