2018/10/14

Como arranjar terminais corroídos pelas pilhas alcalinas


Descobrir produtos corroídos pelas pilhas é algo que já terá acontecido a todas as pessoas. Mas quando isso acontece, será mais adequado saber como corrigir a situação do que entrar em pânico.

As pilhas são um dos componentes que não podemos dispensar neste mundo repleto de produtos "móveis", mas de vez em quando podem pregar-nos algumas surpresas desagradáveis, como quando pegamos num produto que tinha ficado encostado alguns anos... e descobrimos os terminais completamente corroídos pelos químicos derramados pelas pilhas.

Por muito boas que sejam as pilhas, ou por muito que anunciem serem "à prova de derrames", a verdade é que praticamente todas as pilhas estão sujeitas a libertarem compostos ao longo de anos. Daí que a primeira e mais eficiente recomendação seja: removam as pilhas de todos os aparelhos que não forem utilizar durante meses ou anos! Infelizmente, as circunstâncias nem sempre são ideais para que isso seja feito... pelo que o passo seguinte passa por lidar com a situação.

Este Instructables explica-nos como podemos arranjar terminais corroídos por pilhas, sendo que o processo, embora varie consoante a gravidade da corrosão, consiste por fazer uma limpeza inicial e anular o efeito corrosivo (com vinagre), e depois tratar de recuperar os contactos do receptáculo das pilhas: algo que nuns casos poderá ser conseguido com uma simples limpeza, mas que nos casos mais complicado pode obrigar a trocar todo o receptáculo das pilhas ou fazer transplante dos terminais de contacto.
Seja como for, importa estar consciente de que mesmo nos casos que parecem não ter solução, é (quase) sempre possível recuperar do desastre e voltar a por o aparelho em funcionamento. Convém é não deixar que o caso se repita! :)

3 comentários:

  1. Por estas e por outras passei a usar pilhas recarregareca em quase tudo. Agora com as pilhas recarregáveis que já praticamente não perdem energia quando não estão a ser usadas (conhecidas como ready 2 use ou pre-charged) só tem o problema de ter um bocadinho menos de tensão que as alcalinas.. é pena não haver pilhas lítio de 1.5v mas já há de 9v ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já existe em AA e AAA .. algumas com USB integrado e tudo ...
      tipo ..
      https://www.amazon.co.uk/Kentli-Rechargeable-Battery-Lithium-3000Mwh/dp/B06VVLWYBR

      Eliminar
  2. Pilhas rebentadas... Nem imaginam as desilusões que tenho apanhado com os brinquedos dos meus pequenitos... :(

    É como aquela antiga piada sobre as mulheres: Não se pode viver com elas. Mas não se consegue viver sem elas.

    ResponderEliminar