2018/10/12

Facebook lança 3D Photos que tiram partido da informação da profundidade


O Facebook quer tirar partido das fotos captadas com smartphones com câmara dupla, e passa a partir de agora a permitir a publicação de fotos com informação de profundidade convertidas para 3D.

Tradicionalmente, a utilização da câmara dupla nos smartphones tem-se limitado à aplicação do efeito de uma objectiva com grande abertura, deixando apenas o sujeito principal focado e desfocando o fundo da imagem - algumas vezes permitindo até ajustar esse efeito após a captação da foto. Mas essa informação "3D" inferida a partir das duas câmaras pode ser usada para vários outros efeitos, e é isso que o Facebook faz nestas suas fotos 3D.


O Facebook utiliza a informação da profundidade guardada nas fotos "retrato" tiradas nos smartphones com câmara dupla compatíveis (por agora parece estar limitado aos iPhone 7+, 8+, X e XS), para segmentar a imagem em diferentes camadas de profundidade, e depois permite ver a imagem com efeito de perspectiva variável, utilizando AI para preencher as partes em falta.

É daquelas coisas que poderá não passar de uma mera curiosidade que nesta fase servirá para dar mais destaque a este tipo de fotos... ou, quem sabe, até talvez seja o tipo de coisa que se possa a vir a tornar comum quando se fala de fotos considerando a quantidade de smartphones que têm saído para o mercado com duas e mais câmaras. Só o tempo o dirá.


1 comentário:

  1. Isto poderá vir a ser precioso para analisar e avaliar avarias técnicas em máquinas e equipamentos à distância.

    ResponderEliminar