2018/10/27

Falcon 9 prestes a ser reutilizado pela 3ª vez


Depois de ter tornado banal a reutilização dos seus Falcon 9, a SpaceX prepara-se para tentar o relançamento de um pela terceira vez, já no próximo mês.

A SpaceX quer reduzir substancialmente o custo do acesso ao espaço, e para isso tem apostado na reutilização dos veículos de lançamento - os foguetes. Neste momento já foram reutilizados 16 Falcon 9, que ascenderam com sucesso até ao espaço por uma segunda vez. Agora, o objectivo é ir mais além, e para isso será necessário demonstrar que a última geração destes foguetes, os Block 5, conseguirão fazer ainda melhor.

O Block 5 é um Falcon 9 que conta com melhoramentos, e que a SpaceX espera que seja capaz de resistir a pelo menos 10 lançamentos. Um plano ambicioso que terá que ser atingido passo a passo, e o "terceiro passo" poderá ser dado já a 19 de Novembro, com o lançamento, pela primeira vez, de um destes foguetes reutilizado pela terceira vez.

Para além de ter sido projectado para ser reutilizado mais vezes, outra das características é a de que seja também mais rápida a sua preparação para novo lançamento. Se a data prevista se vier a concretizar, este Block 5 iria voar até ao espaço 3 vezes num período de apenas 6 meses. Um marco que será significativo, e indicador de que a SpaceX parece estar no bom caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)