2018/10/27
Hubble prestes a retomar operações após desbloquear giroscópio
Depois do recente susto com a avaria de mais um giroscópio no Hubble, os engenheiros da NASA parecem ter resolvido o problema remotamente, através de umas manobras "espaciais".
Embora o Hubble conte com giroscópios em excesso para servirem de backup, o problema é que a última avaria estava a afectar um dos últimos três que estavam em funcionamento. Sem três giroscópios para determinar a sua orientação, a capacidade do Hubble se posicionar ficaria drasticamente reduzida.
Para tentar resolver o problema, os engenheiros da NASA tentaram reactivar um dos giroscópios que tinha sido desligado há mais de sete anos por dar leituras incorrectas, na expectativa de que agora pudesse estar a funcionar devidamente. Infelizmente não foi o caso, com o giroscópio a continuar a dar leituras anómalas mesmo após um novo "reset" (tal como cá em baixo, também no espaço não se pode descartar a validade do "desliga e torna a ligar" para resolver problemas! :)
Uma vez que não de poderia desistir até se esgotarem todas as possibilidades, o passo que se seguiu foi iniciar uma sequência de manobras com o objectivo de poder "desbloquear" o giroscópio... e felizmente desta vez a táctica funcionou, embora apenas temporariamente. No entanto, eram bons sinais, e após umas séries adicionais de manobras, o giroscópio parece estar completamente recuperado e apto para permitir que o Hubble continue a operar dentro da normalidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)