2018/10/15

Telescópios espaciais Hubble e Chandra entram em "safe mode"


Este último trimestre de 2018 está a revelar-se complicado para os telescópios espaciais que temos a espreitar o Universo, sendo que num espaço de poucos dias, tanto o Hubble como o Chandra suspenderam operações e entraram em "safe mode" à espera de instruções adicionais.

No Hubble, temos uma nova falha de um giroscópio. Embora conte com seis e apenas precise de três para operar normalmente, o problema é que o Hubble há muito que já estava a funcionar apenas com três, pelo que esta nova falha o deixa apenas com dois, o que complica a sua utilização. Os cientistas irão tentar reactivar um dos giroscópios anteriormente desactivados, e dizem que mesmo que mesmo no pior cenário, de ficar apenas com dois, continuará a ser possível mantê-lo em funcionamento, embora com algumas limitações de posicionamento.

No Chandra, o telescópio que pesquisa o céu na gama dos raios-X, há também a suspeita de que o problema esteja relacionado com um giroscópio, com o telescópio a ter suspendido operações e a orientar os seus painéis solares de modo a receber o máximo de energia do Sol, até que receba novas instruções.

Embora se possa pensar que alguém andou a poupar no controlo de qualidade dos giroscópios, é preciso não esquecer que à semelhança do que aconteceu com o Hubble, o Chandra tinha sido concebido para uma missão com uma duração de 5 anos... e tem estado a funcionar há quase 20 anos!É inevitável que os problemas se comecem a fazer sentir, embora os cientistas estejam confiantes de que o Chandra poderá continua a funcionar durante muitos mais anos.

3 comentários:

  1. O mais estranho é que nos states muitos observatórios foram fechados estes dias...alguma coisa se passa!

    ResponderEliminar
  2. Giroscópios dos chineses

    ResponderEliminar