2018/10/29

Google Discover chega à web


O Google Discover, que apresenta informação que a Google acha ser relevante e do nosso interesse, antes sequer de se pesquisar por alguma coisa, chega finalmente à web em versão mobile.

Tendo nascido como Google Now, posteriormente passado a Google Feed, e finalmente transformado em Google Discover (por agora), este é um serviço que tira partido de tudo aquilo que a Google sabe sobre nós para nos apresentar informação personalizada, ajustada aos nossos interesses. Podemos ver notícias sobre tópicos que nos interessam, sejam eles quais forem - das notícias tecnológicas a notícias desportivas, passando por política ou qualquer outra coisa; podemos ver notícias sobre pessoas, cidades, filmes ou bandas; ver resultados em directo de jogos desportivos; enfim... um mar de informação compilado à medida para cada utilizador.

Por outro lado, este era também um serviço algo anacrónico da Google, uma vez que estava apenas acessível através da sua app mobile; algo que finalmente começa a ser rectificado, com a apresentação desta informação também na versão móvel do site da Google (por agora apenas nos EUA).



Ter o Google Now / Feed / Discovery disponível apenas na app era uma daquelas coisas que não se percebia. Quantas vezes não desejei poder ver essas mesmas notícias enquanto estava sentado em frente ao computador, dando origem ao ridículo ritual de ter que pegar no smartphone, abrir a app da Google, abrir a notícia do Google Feed (sim, que mais uma vez removeram a capacidade - que existia originalmente - de partilhar uma notícia directamente do feed) enviar o link por email para mim mesmo, e finalmente abrir a notícia através do desktop.

É algo que infelizmente ainda continuará a ser necessário, mas que poderá mudar em breve. Agora que o feed começará a ser apresentado também na página da Google na web (na versão móvel), começam a haver cada vez menos desculpas para que também não possa ser feito na versão "normal", mesmo que fique atrás de um qualquer link ou opção para mostrar essa informação.

... Vamos ver quanto mais será necessário esperar para que isso aconteça.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)