2018/10/29

Lexar abandona XQD e opta pelo CFExpress

Criados para serem os sucessores do cartões CF, os XQD começam finalmente a enfrentar alguns obstáculos, com marcas como a Lexar a abandonarem este formato e preferindo apostar no novo standard CFExpress.

Embora a maioria dos consumidores esteja familiarizada com os cartões microSD e SD, há outros equipamentos onde outros tipos de cartão continuam a ser necessários. O XQD surgiu para dar resposta à necessidade de maior desempenho e capacidade, numa altura em que os cartões CF já estavam a chegar ao seu limite.

Em 2012, os 500MB/s prometidos pelo XQD - que na versão 2.0 de 2014 aumentaria para 1GB/s - foram suficientes para convencer múltiplos fabricantes a adoptar este formato promovido pela Sony. Mas agora as coisas estão a mudar, com fabricantes como a Lexar a dizerem que não irão produzir mais cartões XQD, dizendo que várias entidades, incluindo a Sony (que detém os direitos sobre o formato) estão a criar dificuldades.

A solução passa para saltar para o CFExpress, que utiliza o mesmo formato físico mas adopta o PCIe 3.0 como interface e o NVMe como protocolo, permitindo velocidades de até 7.8GB/s; com a vantagem de, desta vez, ser um formato standard criado pela CompactFlash Association e livre das "dificuldades" de certos fabricantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)