2018/10/27

iPhone XR supera iPhone XS nos retratos em baixa luminosidade


A chegada do mais económico iPhone XR tem estado a gerar alguma perplexidade, por ser capaz de captar retratos em baixa luminosidade que não são possíveis nos mais dispendiosos iPhones XS.

Sendo mais barato e com uma única câmara, o iPhone XR estaria à partida condenado a tirar fotos piores que os modelos XS com câmara dupla traseira. No entanto, há uma situação em que ter apenas uma câmara lhe está a dar vantagem sobre os modelos mais caros.

Se na parte da frente o iPhone XR tem exactamente a mesma câmara de 7MP e sistema Face ID dos restantes iPhones, na traseira uma apenas uma câmara: uma de 12MP com lente f/1.8 grande angular. É precisamente a mesma câmara que também está presente nos iPhones XS, mas neste caso acompanhada por outra câmara, com objectiva telefoto, de f/2.4 .- e é aqui que reside o problema.

[retrato em baixa luminosidade: iPhone XS à esquerda - iPhone XR à direita]

Quando se escolhe o modo retrato, o iPhone XS selecciona automaticamente a câmara com objectiva telefoto, mais adequada para esse tipo de fotografia, mas que tem uma lente menos luminosa e sensor menos sensível, que depressa revela as suas limitações em baixa luminosidade. No iPhone XR, tendo apenas uma câmara, o modo retrato dá uso à câmara wideangle - e as diferenças são literalmente "da noite para o dia".

De notar no entanto que isto acontece apenas no modo retrato, e bastaria a um utilizador com um iPhone XS passar para o modo de foto "normal", para também poder tirar partido da câmara wideangle que resultaria em fotos mais luminosas; sendo que no caso de cenas com boa iluminação, os resultados obtidos pelo XS superam o XR. Mas, não deixa de ser uma situação curiosa... e será de imaginar que a Apple eventualmente até venha a lançar uma actualização, para que em situações de baixa luminosidade onde a câmara telefoto não seria eficaz, também o iPhone XS seleccione a câmara wideangle.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)