2018/10/28

Jantes de liga leve vs normais


As jantes de liga leve já se tornaram comuns em praticamente todos os automóveis excepto os modelos mais económicos, mas hoje vamos ver que tal se compraram uma e outras em termos de resistência.

É simplesmente fascinante tudo o que se pode encontrar na internet, e por completo acidente fui dar com um dos mais recentes vídeos de um canal que se dedica a destruir coisas numa prensa hidráulica, e que desta vez decidiram pôr à prova a resistência de jantes de automóvel.

Qualquer pessoa que se interesse minimamente por mecânica já deverá ter pensado, nem que por uns segundos, em todos os abusos que as jantes de um automóvel têm que suportar. Suportar o peso do carro já seria uma tarefa abusiva, mas adicionalmente têm que fazer em todo o tipo de pisos, que nem sempre são os ideais (imaginem o que é um carro com várias toneladas a viajar a mais de 100Km/h e a atingir um buraco!)

Neste caso, o vídeo foca-se apenas em testar a sua resistência estática à pressão, para se avaliar se uma jante de liga leve, para além de ser mais leve, tem resistência superior ou inferior a uma jante convencional - e até com uma descoberta potencialmente inesperada... de quando se aplica a força no sentido perpendicular... :)


1 comentário:

  1. A partir de determinado ponto, o ferro dobra enquanto que o alumínio aguenta mais de pressão, mas depois quebra.

    ResponderEliminar