2018/10/26

MS Edge e Bing recomendam Chrome malicioso aos utilizadores


Costuma dizer-se, de forma algo ingrata, que o MS Edge apenas serve para descarregar o Chrome quando se arranca um computador com Windows pela primeira vez. Mas afinal, parece que nem para isso serve, redireccionando utilizadores para uma versão maliciosa de um falso Chrome.

O utilizador Gabriel Landau fez aquilo que muitas pessoas fazem assim que arrancam com um novo computador com Windows 10, abrindo o Edge, pesquisando por "download Chrome" no Bing e... deparando-se com uma situação bastante estranhada.

Para além do Bing lhe apresentar o "desincentivo" do costume, referindo que o Edge é um melhor browser, o mais preocupante é que o primeiro resultado que é apresentado, e que aparenta ser um resultado oficial, com referência ao google.com, é um resultado falso, que envia o utilizador para um site malicioso (que ainda por cima não é detectado pelo Edge como tal), onde se arrisca a descarregar e instalar uma versão maliciosa do Chrome.



Embora seja natural a rivalidade entre a MS e Google nesta área dos browsers e motores de pesquisa, penso que nada justifica permitir que seja apresentado um resultado malicioso - ainda mais para uma pesquisa que será feita com alguma regularidade por milhões de pessoas em todo o mundo.

Portanto, cuidado ao utilizarem o Edge e Bing para descarregarem o Chrome. Certifiquem-se que é mesmo o Chrome que desejam (em último caso, façam a pesquisa a partir da página da Google), e não aquele que o Bing vos está a indicar.

10 comentários:

  1. Para mim é quase verdade porque só serve para instalar... o Firefox.

    ResponderEliminar
  2. desculpa de algoritmos em 3..2..

    ResponderEliminar
  3. Para mim nem para isso, abro sempre o IE para descarregar o chrome

    ResponderEliminar
  4. Me parece fake, ou a máquina já está infectada. Na página do Bing da da ver que a URL está correta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, foi confirmado por várias pessoas. Lá por apresentar um url que parece legítimo no ad, não quer dizer que vá lá parar. :)

      Eliminar
  5. Quando as pessoas perceberem que o Chrome é o pior browser a instalar, lá pensarão noutra alternativa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque dizes isso ? Eu tenho vários browsers instalados mas acabo por usar sempre só o Chrome... em parte porque traz um tradutor muito pratico que traduz rapidamente as páginas

      Eliminar
  6. Parece-me que esta história cai por terra a partir do momento em que o utilizador carrega numa publicidade. Não estou a defender nem a microsoft nem o edge, porque eu uso o edge exatamente para este efeito, ir buscar o chrome. Contudo, a falha mais crítica parece-me estar do lado da "cadeira", visto que, para o bing, alguém pagou por aquele primeiro lugar e ao que parece não foi a google.

    ResponderEliminar
  7. O Bing é o pior motor de busca que existe e é mesmo tão mau tão mau que até me admira que alguém o use...

    ResponderEliminar