2018/10/03

Perigo de ligação nos Shelly1 V2


Há alguns meses a Shelly surpreendeu o mercado ao lançar um novo módulo a custo bastante mais reduzido e atractivo: o Shelly1. Infelizmente, para uma série vendida no final de Setembro, houve um erro na legendagem dos terminais que se torna de importância crítica.

Há uma série de Shelly1 com etiqueta "Shelly1 v2" vendidos entre 21 e 30 de Setembro que vêm com os terminais de alimentação com legendas invertidas.


A equipa estava a tentar alterar a posição dos terminais de fase e neutro face ao que era habitual, mas o módulo no interior é o mesmo de sempre, pelo que os terminais de fase e neutro que vêm marcados no exterior não correspondem à ligação que se deve fazer.

Quem tiver um destes Shelly 1 v2 deverá ignorar a legenda da fase e neutro e ligá-los "ao contrário", com a fase ligada ao terminadl do neutro e o neutro ligado ao terminal da fase. Caso contrário, arriscam-se a queimar o módulo.

2 comentários:

  1. Eu queimei um ,mas já recebi o meu dinheiro de volta

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo artigo, não sabia da existência destes controladores, ando à bastante tempo à procura de controladores para controlar os estores mas é tudo > 40€, mandei vir 2 shelly 2 para tentar integrar com o ha.

    ResponderEliminar