2018/10/19

Termómetro IR da Xiaomi a €17.99


Se estão fartos de acordar crianças a meio da noite para medirem a temperatura com um termómetro convencional, nada como tirar partido de um termómetro IR, capaz de fazer a leitura sem contacto.

A tradicional rotina de colocar um termómetro de "mercúrio" (que já não é mercúrio há muito tempo) e ter que aguardar impacientemente até estabilizar a temperatura, muitas vezes causando grande desconforto a quem está doente, tem dado lugar a um processo bastante mais simples e imediato. Com estes termómetros digitais IR sem contacto, basta aproximá-los da testa da pessoa em questão, e temos acesso à sua temperatura de forma instantânea.


Este termómetro IR da Xiaomi fica por 17.99 euros, usando-se o código de desconto AD114.

As características referem que tem uma precisão de 0.2C e é capaz de medir uma gama de temperaturas que vão dos 32C aos 42.9C (esperemos nunca chegar ao ponto de chegar ao limite máximo - ou mínimo - desta escala), contando ainda com auto-power off ao fim de 8 segundos para poupar as pilhas (2x AA).

Embora muitos termómetros digitais contem com variações significativas face aos termómetros tradicionais, no caso destes termómetros IR instantâneos isso é algo que pode ser rapidamente despistado, bastando apontar o termómetro para nós próprios para comprovar se está a fazer a leitura da nossa temperatura correctamente, ou pelo menos, servindo como base de referência para validar a temperatura lida de outra pessoa. Isto, não esquecendo que há pessoas que têm temperaturas altas/baixas naturalmente... o que também deverá ser tido em consideração.

... Curiosamente, não sei porque motivo os fabricantes de smartwatches ainda não passaram a incluir um sensor de temperatura nos relógios... :)

5 comentários:

  1. Atenção que li em alguns reviews que este termómetro não é muito preciso, inclusivo à um comentário na gearbest de um comprador a dizer que o termómetro lê 40ºC quando na verdade está a 38ºC. Nestas coisas de saude é preciso ter alguma atenção. Procurem reviews antes de comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei o termómetro e efetivamente as leituras não são corretas, lê 38º Quando um termómetro no sovaco lê 36,5º. Em algumas pessoas parece funcionar corretamente, noutras não.
      Comprei para o meu sobrinho, mas não recomendo.

      Eliminar
    2. Naõ se pode comparar medições de temperatura retirados de diferentes locais do corpo, pois vão ser diferentes e é mesmo assim!!!
      Ou seja, o valor de 36.5 no sovaco está correcto.
      Locais correctos pra medir são: Anus, Boca e ouvido.

      Eliminar
    3. @backonline O problema é que este aparelho foi desenvolvido para medir na testa. A diferença para os aparelhos tradicionais devia ser dentro da tolerância de +/- 0,2º que é o indicado pelo fabricante do aparelho.

      Eliminar
    4. Publicidade barata às cenas do GearBest... :/

      Eliminar