2018/10/23

Traveler quer ser a máquina de escrever livre de distracções


O Traveler é um curioso projecto no Indiegogo que quer recuperar a funcionalidade das velhas máquinas de escrever, agora em versão electrónica livre de distracções.

Há muito que os computadores e portáteis fizeram esquecer as máquinas de escrever, com todas as capacidades extras que há um século não poderiam ser imaginadas. No entanto, para quem faz da escrita a sua actividade, um computador ou até mesmo um tablet, representa uma fonte infindável de distracções. Talvez seja uma notificação de uma mensagem enviada no WhatsApp, ou que alguém publicou alguma coisa nova no Instagram, ou então o vício de ir espreitar o email regularmente... tudo isso servindo como um travão à inspiração e concentração que se desejaria ter ao escrever.

Este Traveler quer resolver o problema, recriando uma máquina de escrever com as funcionalidades básicas que se espera - poder escrever - mas que não abdica de alguns toques modernos, como sincronização com serviços na cloud. O que está ausente são todas as demais distracções que estariam à distância de um toque ou clique, no caso dos tablets ou computadores. Temos um teclado, um pequeno ecrã e-Ink (que melhor seria se fosse expandido à totalidade da área disponível)... e basicamente é isso.

O preço de cerca de 287 euros não é propriamente o mais cativante (a que se soma o risco de ser um projecto de crowdfunding, com a sua inevitável tendência para atrasos e potencial falhanço) mas, para quem passar a maior parte do dia a escrever e procurar uma alternativa moderna a uma máquina de escrever, poderá ser um investimento a considerar.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)