2018/10/23

Nissan Leaf aprovado para reforço da rede eléctrica na Alemanha


O Nissan Leaf é o primeiro eléctrico aprovado na Alemanha para integrar a rede eléctrica inteligente, podendo fornecer energia das suas baterias em caso de necessidade.

A transição dos veículos a combustão para os veículos 100% eléctricos não só irá permitir reduzir as emissões poluentes como se torna também numa imensa oportunidade para a transformação e modernização de toda a infraestrutura de distribuição de energia. Na Alemanha, o Nissan Leaf torna-se no primeiro veículo aprovado para ligação "V2G" (Vehicle-to-Grid), fazendo com que não só utilize electricidade da rede para carregar as suas baterias, como também possa devolver essa mesma energia à rede em caso de necessidade.

Embora por enquanto os veículos eléctricos sejam uma minoria, é evidente que se tem que pensar desde já num futuro em que se tenham milhões e milhões de veículos eléctricos ligados à rede eléctrica, com o potencial para transformar drasticamente os padrões de consumo. Será inevitável recorrer a sistemas inteligentes que permitam distribuir os carregamentos de forma faseada, para evitar sobrecargas e também tirar partido da energia gerada da forma mais eficiente possível - e que possam também funcionar em sentido inverso.

Um automóvel eléctrico poderá recarregar-se durante os períodos em que a electricidade for mais barata (idealmente, a partir de uma bateria doméstica que foi recarregada durante o dia por painéis solares); e vender essa electricidade à rede, se houver necessidade disso, nos períodos de pico. Embora a gestão de todo o processo não seja fácil (ainda mais devido à falta de um único sistema standard de carregamento), irá contribuir para a criação de uma rede eléctrica mais distribuída e mais eficiente - que, sem a existência dos veículos eléctricos, poderia nunca ter oportunidade para se reinventar.

1 comentário: