2018/11/27

Apple poderá ter que permitir App Stores de terceiros no iOS


A Apple poderá em breve ter que responder à questão que muitos utilizadores têm colocado desde sempre: porque motivo não é possível instalar apps nos iPhones e iPads a não ser através da App Store da própria Apple?

O Supremo Tribunal dos EUA parece estar inclinado a deixar avançar um processo contra a Apple por abuso de posição dominante, por obrigar todos os developers a venderem as suas apps através da App Store onde aplica a uma comissão de 30%.

É uma situação incomum nas plataformas digitais, já que desde sempre que os utilizadores estão habituados a poderem instalar os programas que quiserem a partir das origens que bem entenderem - mesmo se, como acontece no Android, para isso tenham primeiro que activar uma opção para permitirem a instalação de apps de fora da Play Store. Recentemente assistimos ao caso do popular jogo Fortnite, que na sua versão para Android optou por fazer distribuição fora da Play Store e assim evitar as comissões da Google - coisa que para iOS simplesmente não é possível.

Vai ser um assunto a seguir com atenção, e que poderá representar um ponto de viragem marcante para o iOS e a Apple - curioso é que, quanto a isto, as entidades Europeias que tanto perseguiram a Microsoft e a Google, nada têm feito. Onde está a tal liberdade de escolha dos utilizadores, que tanto defendem, aplicada ao iOS?

8 comentários:

  1. Onde está a liberdade de escolha? Escolham Android que já não precisam de comprar apps na App Store da Apple.

    Desde quando é que uma quota de mercado de 14% é monopólio? Qual é a semelhança com o Windows ou o Android com quotas de mercado acima dos 80%?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem monopólio nos lucros... :)

      Eliminar
    2. sim, permitam instalar tudo de qualquer lado, é o que a malta quer:

      https://abertoatedemadrugada.com/2018/11/clean-master-e-outras-apps-android.html

      Eliminar
    3. Como se isso fosse justificação: https://us.norton.com/internetsecurity-emerging-threats-ios-malware-xcodeghost-infects-millions-of-apple-store-customers.html

      Eliminar
    4. Isso não é novidade... sabes como é que isso se espalha?
      Qdo saem versões novas do xcode, em vez de as sacaram dos servidores apple sacam de outro lado, para serem os primeiros a terem a versão final...

      Quando se faz uma release da app, a app é assinada de forma fídeligna, mas é adicionado código malicioso automaticamente... e pimba tens uma app infectada.

      Sou dev de iOS à 5 anos e já vi isto acontecer 2 vezes em clientes onde passei.

      Eliminar
  2. Errr... tem monopolio, sobre o seu sistema operativo... a titulo de exemplo a Microsoft tb foi obrigada a abrir o seu sistema operativo a outros browsers aqui à uns bons anos...
    Acho q qq pessoa deve ser livre de poder instalar o que quiser e onde quiser, nos seus devices, sejam eles, android, iOS, linux, windows, etc...

    ResponderEliminar
  3. mas é possivel instalar apps no ios a partir de outras stores/repositorios (sem usar jailbreak): vejam por exemplo a instalação do gba4ios, e existem também outras stores chinesas online.

    ResponderEliminar