2018/11/23

Como funciona o TLS - byte a byte


De todos os que acedem à internet com regularidade, poucos serão aqueles que têm consciência da imensa complexidade que se esconde por trás de algo tão simples quanto abrir uma ligação segura. Mas há quem se tenha dado ao trabalho de explicar isso, passo por passo - ou, melhor dizendo - byte por byte.

É fácil compreender o conceito de abrir uma ligação entre um computador e o servidor, mesmo quando essa ligação pode ter que atravessar dezenas de routers. Não tão fácil é imaginar como é que isso pode ser feito de forma garantidamente segura, de modo a ficar imune a qualquer eventual tentativa de escuta feita ao longo de todo o caminho.

Em tempos explicamos como é que o HTTPS funciona e como resolve este problema, mas quem gostar de espreitar as coisas mais em detalhe, deverá recorrer a este Guia Ilustrado de uma ligação TLS. Um guia que disseca e explica, ao nível dos bytes, todo o processo que envolve a criação de uma ligação segura entre dois computadores que nunca falaram um com o outro, e que será incompreensível para quem estiver a escutar tudo o que eles dizem, mesmo este próprio processo inicial.


... É o tipo de coisa que garantidamente nos faz dar mais valor ao acto de visitar um qualquer site que exiba HTTPS na barra de endereços do browser! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)