2018/11/24

Lançamento de foguete visto da Estação Espacial Internacional


Estamos habituados a ver o lançamento de foguetes vistos "cá de baixo", mas desta vez temos uma perspectiva ainda mais impressionante que nos mostra isso visto "lá de cima", a partir da ISS.

Ao contrário do que acontece nos filmes de ficção científica sobre o espaço, no mundo real poucas são as vezes em que temos oportunidade de ver as coisas que mandamos para o espaço vistas de uma perspectiva exterior. Afinal, quando se envia uma sonda para um asteróide distante ou para outro planeta, as única câmaras que poderão mostrar-nos o que acontece são aquelas que estão montadas nas próprias sondas. Mas desta vez tivemos um pouco mais de sorte.

O vídeo que se segue é um time lapse criado a partir das imagens captadas pela ISS, apanhando o momento do lançamento do foguete Progress MS-10 e a sua ascensão do solo até ao espaço.

O lançamento começa nos 18 segundos, na parte inferior esquerda, e a parte mais impressionante é relembrar-nos do quão reduzida é esta camada a que chamamos atmosfera que nos permite sobreviver no nosso planeta. Se possível, vejam isto em full-screen com a qualidade no máximo, a apreciem o momento em que o foguete sai da atmosfera. :)

1 comentário: