2018/11/13

Copiadores de cartões nas caixas MB em Portugal


Há quase uma década atrás falamos dos perigos dos "copiadores de cartões" nas caixas de levantamento de dinheiro; actualmente, é algo a que ninguém está imune, e que obriga a cuidados redobrados em qualquer caixa Multibanco que se utilizar.

O problema não é recente (como se pode verificar pela data do nosso artigo referenciado acima), mas infelizmente permanece e parece estar mais disseminado que nunca. As fotos no início são referentes a uma caixa MB do Montepio Geral da Av 25 de Abril na Costa de Caparica, tendo o aparelho sido detectado há poucos dias - e apenas porque o cartão, ao sair, ficou um pouco encravado, e ao tentar desencravá-lo a peça "saltou".

Para quem não estiver familiarizado com estes aparelhos, lá fora designados por "ATM Skimmers", são dispositivos que têm como objectivo copiar o cartão bancário que for introduzido na máquina; e na maioria dos casos encontram-se perfeitamente camuflados como sendo a "tampa" através da qual se insere o cartão - mas que podem chegar a ser um painel falso completo, que também se sobrepõe ao teclado original, para ter acesso ao código introduzido. Nos copiadores originais os dados ficavam guardados no módulo e obrigavam os ladrões a recuperarem o mesmo (o que se tornava numa excelente oportunidade para os apanhar em flagrante); mas nas gerações mais recentes, os dados são transmitidos via wireless, permitindo que eles se mantenham à distância e em "segurança".

Este tipo de ataques é parcialmente mitigado pelo facto de por cá já serem obrigatórios os cartões bancários com chip, mas infelizmente ainda há muitas situações em que são permitidas operações apenas com base na faixa magnética dos mesmos. Algo que é facilmente comprovado quanto tentam fazer um pagamento num estabelecimento, e depois do cartão, por algum motivo, falhar na leitura do chip, é passado com o típico "deslizar" sobre o leitor da faixa magnética.


Importa por isso estar muito atento de todas as vezes que introduzirem o cartão numa caixa MB, especialmente nas caixas que estão expostas na via pública. Percam alguns momentos a inspeccionar a mesma para verem se existe alguma anomalia; e de preferência tentem dar prioridade às caixas que estejam localizada no interior de instituições bancárias - e mesmo assim, mantendo a atenção.

Outra alternativa será usarem a modalidade do MB Way para levantarem dinheiro sem usar o cartão, ou a que chegará no próximo ano, que permitirá utilizar as caixas MB sem cartão.


Caso tenham inserido o cartão numa caixa MB suspeita, o método mais seguro consistirá em pedir o cancelamento do cartão, e permanecerem vigilantes sobre o extracto bancário para verem se não há operações indevidas. Muitas vezes estes atacantes limitam-se a gastar valores reduzidos de poucos euros por mês, para tentarem passar despercebidos.

6 comentários:

  1. eu por acaso sempre que vou a um multibanco que seja numa zona menos segura vejo sempre se a sinais de falcatrua. mas nunca encontrei nada. a verdade seja dita tento sempre que possivel ir dentro do banco.

    ResponderEliminar
  2. Já é possível hoje levantar dinheiro no multibanco só com um código MBway.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, levantar dinheiro - mas quem quiser fazer outras operações terá que esperar pelo novo sistema de login via MB Way.

      Eliminar
    2. Já me deu muito jeito quando me esqueci da carteira :)
      Tecla VERDE > Código > Tecla verde
      (Andava às procura do menu para entrar o código até reparar no que dizia a app: "Carrega na tecla verde estúpido!")
      P.S. O código é válido durante 1/2 hora e a app permite enviá-lo para outra pessoa. Bem porreiro.

      Eliminar
  3. eu já não faço doutro modo, sempre mbway

    ResponderEliminar
  4. eu uso mbway, mas ainda nao levantei euros.

    ResponderEliminar