2018/11/02

Notícias do dia

Flickr acaba com 1TB gratuito e só vai manter as últimas 1000 fotos; Apple expande abrandamento dos iPhones aos iPhone 8 e iPhone X; empresa chinesa lança primeiro smartphone com ecrã dobrável - mas que deixa bastante a desejar; o iPad Pro de 2018 supera MacBook Pro de 2017 no Geekbench; os Teslas vão poder ser controlados remotamente pelos donos graças a uma actualização prometida para breve; e ainda o misterioso caso dos iPhones avariados perto de uma maquina de MRI.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o passatempo para novo gadget da semana, desta vez com a oferta de um módulo de tomada inteligente Alfawise; e ainda vão a tempo de participar no fundo de gadgets para o OnePlus 6T.

MB Way ganha funcionalidade de pedir dinheiro e dividir contas - e usar Multibanco sem cartão em 2019



O MB Way está prestes a receber algumas novas funcionalidades interessantes. Já este mês, a app MB WAY vai permitir que os utilizadores peçam dinheiro a outros utilizadores e também dividam contas entre até 14 pessoas (mais o próprio) - a solução ideal para acabar com a falta de pagamentos nos almoços ou jantares em grupo, com um máximo a dividir de €10500 e valor máximo por destinatário de €750.

Para Março de 2019 está prometida outra funcionalidade igualmente interessante - "utilizar o Multibanco" - que permitirá aceder a uma caixa MB mesmo não tendo cartão, mediante a utilização do smartphone para ler um código QR que será apresentado no ecrã da caixa Multibanco, e que dará acesso às suas funcionalidades tal como se se tivesse inserido o cartão tradicional.


WhatsApp vai ter publicidade nos "status"



Em jeito de preparação para o que aí vem, o VP do WhatsApp já anunciou que o popular serviço de mensagens irá começar a adicionar publicidade aos "status" - a funcionalidade que permite partilhar mensagens, fotos e vídeos, que desaparecem ao fim de 24 horas. Suspeita-se que terá sido uma das imposições vindas do Facebook que acabou por levar à demissão dos co-fundadores do WhatsApp que ainda permaneciam por lá.

Quanto a mim, o que será mais surpreendente no meio disto tudo é o Facebook ter demorado tanto tempo para começar a carregar o WhatsApp com publicidade...


Nubia X com dois ecrãs tem ecrã "camuflado"


O Nubia X é um smartphone que recorre a uma táctica original para ter ecrã total sem recorrer a "notches" nem câmaras deslizantes. Em vez disso utiliza um ecrã secundário a cores na parte traseira, que permite que o utilizador simplesmente vire o smartphone e o continue a utilizar quando deseja ter acesso à câmara traseira que passa a funcionar como câmara frontal. Agora já o podemos ver em funcionamento, e o efeito do ecrã secundário, que passa completamente despercebido quando está desactivado, está bastante bem conseguido.

Só falta esclarecer a parte do "carregamento via WiFi"... :)





OnePlus 6 recebe ROM do Pixel 3 XL


Se ter acesso ao Android 9 Pie num OnePlus 6 não vos chegar, há quem tenha adaptado a ROM do Pixel 3 XL para este smartphone, transformando-o num verdadeiro clone do topo de gama da Google.

Ter em conta que, se muitas coisas funcionam, há também outras que podem causar alguns problemas, como o brilho do ecrã sempre a 100%, a auto-rotação do ecrã não funciona, assim como os sons e a app oficial da câmara.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



4 comentários:

  1. Como vai funcionar isso do MBWYAY? É que neste momento aquilo é uma treta para receber pagamentos. Já fiz para lá várias sugestões, mas népias. Limite de 20 transferências recebidas. Eu faço a gestão de um grupo de futebol semanal e preciso receber 9 por semana ou 36 ou 45 por mês e não posso!

    ResponderEliminar
  2. Preferia que implementassem a minha sugestão: fazer pagamentos de referências multibanco, que por incrível que possa parecer, ainda não faz. Quanto à divisão de contas, já há apps para fazer isso, não vejo onde possa haver melhorias que levem as pessoas a trocar aquelas a que já estão habituadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já agora podes indicar quais apps recomendas para o mesmo?

      Eliminar
  3. Por exemplo: Splitwise e Settle Up

    ResponderEliminar