2018/11/14

Correcção do Spectre para CPUs Intel via pen USB


Depois de no início do ano terem sido reveladas as falhas Spectre e Meltdown que afectavam praticamente todos os CPUs da última década, restava tentar minimizar o problema: e agora temos uma ferramenta de actualização que o vem fazer para todos os CPUs que ficaram "esquecidos" pela Intel.

A Intel lançou actualizações via micro-código para os seus CPUs, mas que ficaram disponíveis apenas para quem utiliza o Windows 10 ou Windows Server 2106. Todos os utilizadores com sistemas anteriores ficavam dependentes dos fabricantes das motherboards lançarem uma actualização... o que equivale a dizer que permaneceram completamente expostos a estas falhas.

Como corrigir o Spectre em CPUs e computadores antigos?

Felizmente, temos agora uma ferramenta que vem facilitar a utilização do Intel Microcode Boot Loader - através de uma pen USB de boot. Um script na pen identifica o CPU (entre as quase 400 variantes suportadas de CPUs Intel, lançados entre 1996 e 2018) e aplica a actualização adequada usando a ferramenta da Intel.

Para isso bastará ter uma pen USB e uma motherboard que suporte o arranque via USB. E seguir os passos:
  1. Formatar a pen USB em FAT32
  2. Extrair a ferramenta para a pen USB e executar o install.exe
  3. Na BIOS/UEFI seleccionar a pen USB para boot e activar o "legacy boot mode".
  4. Depois basta arrancar - com a pen a efectuar a actualização do CPU e a prosseguir com o arranque do sistema


Não esquecer que se deverá manter a pen USB permanentemente como boot, uma vez que esta actualização do micro-código do CPU tem que ser aplicada de cada vez que se reiniciar o sistema. Nos sistemas mais modernos, isso é feito pelo sistema operativo (Windows 10, Linux, etc) ou directamente pela motherboard; nestes casos, terá que ser feito por esta ferramenta.

7 comentários:

  1. pc antigo mas com win10 precisa de fazer isso na mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o Windows 10 já aplica isso automaticamente.

      Eliminar
    2. obrigado pela informação.

      Eliminar
    3. Microsoft aplicou em um update, no entanto gerou problemas para quem tem over clock, deixando o CPU no clock stock .. afeta a geração 5 e 6 ..
      https://m.hexus.net/tech/news/cpu/122477-windows-10-kb4100347-update-breaks-broadwell-e-overclocking/

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Decerteza q funciona pra todos os pcs Win10, independentemente do cpu??
    é q lendo isto "Microsoft issued a fixed microcode update for Spectre via KB4090007 only for Windows 10 and 2nd generation i7s (Sandy Bridge) and newer," parece q nao...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto funciona para todos os PCs, com CPUs que tenham correcções disponibilizadas pela Intel. No caso do Windows 10, estas correcções já são aplicadas automaticamente através das actualizações do sistema, pelo que não há necessidade de utilizar esta ferramenta.

      Eliminar