2018/11/02

Flickr acaba com 1TB gratuito e só vai manter as últimas 1000 fotos


O Flickr está a alterar as condições do serviço e não são boas as notícias para quem esteja a usar centenas de gigabytes de fotos armazenadas na modalidade gratuita.

O Flickr está longe de ter o protagonismo de outros tempos - em grande parte devido ao Google Photos ilimitado (por enquanto!) ser suficiente para a maioria das pessoas - mas continuava a ser uma opção popular entre os fãs da fotografia, atraídos pelo 1TB de espaço gratuito que era disponibilizado. Infelizmente, mais uma vez se comprova que nem mesmo a "cloud" dura para sempre (como de resto a Amazon já tinha feito questão de demonstrar).

O Flickr, que foi comprado pelo SmugMug em Abril, vai deixar de oferecer 1TB de espaço na modalidade gratuita, passando a guardar apenas 1000 fotos. Quem tiver mais que 1000 fotos deixará de poder fazer upload de novas fotos a 8 de Janeiro, e verá as fotos mais antigas serem eliminadas automaticamente a 5 de Fevereiro, até que restem apenas as 1000 fotos mais recentes.

Em jeito de compensação, as condições para o serviço pago ($49.99 por ano) passam a ser mais interessantes, contando com espaço ilimitado para fotos (em resolução total), e vídeos que agora passam a poder ter até 10 minutos (em vez dos anteriores 3 minutos). Para quem quiser permanecer por lá, a adesão ao Flickr Pro tem um desconto de 30% até 30 de Novembro. A grande incógnita é saber se daqui por mais alguns anos não decidem acabar com o ilimitado mesmo para os clientes pagadores, tal como fez a Amazon.

3 comentários:

  1. Que notícia arrepiante...
    Lá se vai uma considerável quantidade de registos fotográficos que tão bem documentam a história contemporânea da humanidade que se encontram disponíveis de forma pública.

    ResponderEliminar
  2. Ja mandei a conta do flickr de vela... agora tentar mandar abaixo a conta do yahoo é outra historia q parece impossivel de acontecer...

    ResponderEliminar
  3. Tenho apenas 421 fotos e o Flickr está aceitando mais upload. Achei que o gratuito permitisse o post de fotos até que o limite de 10000 fosse atingido.

    ResponderEliminar