2018/11/21

Ford quer patente para livrar carros do cheiro a carro novo


Enquanto no ocidente o cheiro a carro novo é apreciado, na China esse mesmo cheiro está no topo das reclamações dos clientes - tendo levado a Ford a criar um método para remover o cheio dos automóveis autónomos e semi-autónomos.

Demonstrando bem a diferença de culturas e sensibilidades olfactivas, na China o problema com o cheio dos carros novos é algo que nenhum fabricante pode ignorar. Segundo o que é dito, um "cheiro a carro novo" intenso pode afastar potenciais clientes, ao ponto de optarem por veículos que até podem ser "piores", mas que não têm esse cheiro. É algo que até parece cómico, considerando que deste lado do globo até há que venda o aroma de carro novo para quem quer "rejuvenescer" o seu automóvel.

No entanto a Ford não acha que isto seja motivo para riso, indo ao ponto de querer patentear um método para livrar os automóveis do cheio a carro novo.

O cheiro a carro novo é originado pelos compostos libertados pelos materiais utilizados no veículo, o que acontece de forma mais intensa em altas temperaturas. O método da Ford, que parece ser destinado apenas a veículos autónomos, consiste em estacionar o automóvel ao Sol (se possível), abrir ligeiramente as janelas, e ocasionalmente ligar o aquecimento e ventilação de modo a acelerar o processo de libertação desses odores, de forma a que sejam expelidos do veículo. No fundo, o equivalente a levar o automóvel "ao forno".


... Em alternativa, sugiro pendurar um daqueles "pinheiros" de aroma intenso que intoxique por completo o habitáculo... e assim já ninguém conseguirá sentir o cheiro a carro novo! :)

4 comentários:

  1. A não ser que o carro fique ligado muitas horas ao sol o que seria muita despesa não acredito que resulte, todos os carros depois de saírem da fábrica ficam dias ao sol e à chuva, muitos ainda são dirigidos de stand para stand com ac ligado e mesmo assim o cheiro mantém-se. É preciso tempo para o cheiro desaparecer ou então camuflar com outro aroma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam dias ao sol, mas com os vidros fechados e sem circulação de ar.

      Eliminar
    2. Também tens razão, o cheiro a mim não incomoda já a libertação de partículas cancerígenas é outra coisa, já tive que conduzir um carro com o interior preto incluindo todos os estofos em cabedal depois de estar umas horas ao sol, dava para grelhar bifes lá dentro, se o ar estava infestado não sei mas preferia que não.

      Eliminar
  2. Estes cheiros muitas vezes não são nada bons para a saúde (formaldaide e outros tóxicos e cancerígenos) por isso devia haver uma maior preocupação dos fabricantes e dos consumidores.
    O carro fechado ao sol devia ajudar pois depois de passar para o ar não deve voltar a entranhar nos materiais, mas quando do a concentração no ar é muita tb deve reduzir o ritmo de libertavao dos materiais..

    ResponderEliminar