2018/11/21

Notícias do dia

China começa a produzir baterias solid-state com maior capacidade; Google Assistant prestes a perceber Português do Brasil; vimos como utilizar um iPad Pro como monitor wireless de um Mac Mini com o Luna Display; Ford quer patente para livrar carros do cheiro a carro novo; aceder ao Google Assistant através da Siri passa a ser possível via Siri Shortcuts; e Google ameaça fim do Google News na Europa em resposta ao Art. 11 da reforma dos direitos de autor.

Este semana temos para oferecer um iluminador de fechaduras, para garantir que acertam com a chave sem necessidade de usarem o smartphone como lanterna; e o nosso encontro mensal é já este sábado. Se estiverem por Gaia e com apetite para uma francesinha acompanhada por conversa tecnológica, não percam a oportunidade.

Universidade de Aveiro desenvolve sistema de monitorização de foco dos alunos durante as aulas



Os investigadores Daniel Canedo e António Neves da Universidade de Aveiro desenvolveram um sistema que permite avaliar indirectamente o grau de atenção dos alunos durante as aulas. Utilizando uma câmara, o sistema monitoriza a pose da cabeça, tentando determinar para onde os alunos estão a olhar, e daí inferir a o seu nível de atenção nas aulas. (Os investigadores alertam que a "atenção" será difícil de monitorizar, pois nada garante que um aluno que esteja a olhar em frente esteja realmente a prestar atenção ao que esteja a ser dito ou mostrado pelo professor.)

Ainda assim, a informação recolhida será valiosa, permitindo aos docentes que determinem que partes da sua aula mantiveram os alunos mais focados em si, ou que partes deixaram os alunos mais distraídos, podendo fazer os ajustes necessários para tentar rectificar essa situação.


Tesla Model 3 no El Corte Inglés em Lisboa até 30 de Novembro




Quem quiser espreitar o mais económico modelo da Tesla até à data já pode ver o Model 3, que actualmente está em exposição no El Corte Inglés de Lisboa, até 30 de Novembro.

Os interessados não só poderão ver o Model 3 por fora, como também sentar-se e ver o interface no touchscreen de 15" que serve como elemento central para interacção com o veículo. Infelizmente, não estão disponíveis test-drives para este modelo, pelo que por agora teremos que nos contentar em vê-lo parado.


Amazon facilita acesso à Alexa a todos os headphones



A Amazon está a começar a sentir a pressão da Google e está a fazer todos os possíveis para cativar parceiros que integrem a Alexa. Para isso, está a facilitar o acesso à Alexa a partir de headphones e earphones, com um kit de desenvolvimento que simplifica todo esse processo.

Desta forma, os fabricante não têm que se preocupar em criar uma app específica para tirarem partido dos comandos de voz e integração com a Alexa, podendo ter acesso directo à mesma - mas ainda assim continuando a ter a liberdade de criarem as suas próprias apps e serviços, como elemento diferenciador, se assim o entenderem.

E falando de facilitar...


Amazon revelou inadvertidamente nomes e emails de clientes



A Amazon está a contactar alguns utilizadores, com um email bastante suspeito, a informar que terá revelado inadvertidamente o seu nome e email - assegurando apenas que não foi por culpa do utilizador; o que de outra forma equivale a dizer que a culpa foi da própria Amazon.

Para além do email falhar na regra nº 1 de contacto com clientes (não se dirigir a eles pelo nome, mas apenas com um "Hello" genérico), é preocupante que não sejam dadas informações adicionais sobre o que se terá passado, nem qual o nível de exposição: terá esta informação sido vista por uma pessoa, algumas dezenas, ou milhões? Um mau prenúncio para a época de Black Friday que se aproxima...


Promoções do dia


Curtas do dia



Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)